Wook leem os nova-iorquinos há 125 anos?

Este ano, a Biblioteca Pública de Nova Iorque (New York Public Library - NYPL) completa uns notáveis 125 anos de idade. Para assinalar a data, o staff decidiu vasculhar os dados relativos à requisição de livros desde 1895 (o ano da fundação) e divulgar quais são os dez livros mais amados da cidade que nunca dorme – mas lê muito.

A tarefa, que envolveu bibliotecários e analistas, demorou mais de seis meses a ser concluída e o resultado foi surpreendente: na lista que compila os livros mais requisitados de todos os tempos, as obras infantis e juvenis lideram o checkout (com 6 em 10). E há apenas um livro de não ficção.

Além disso, esta enumeração dá-nos informação valiosa sobre os leitores: «O que os move, o que os excita, o que resiste à passagem do tempo», resumiu Anthony W. Marx, o presidente da biblioteca, em comunicado.

[ Nota importante: todos os livros estão em stock, com entrega imediata na wook.pt!]
FAHRENHEIT 451 RAY BRADBURY Aos bombeiros não compete apagar incêndios, mas, sim, queimar pilhas e pilhas de livros à temperatura exata de 451 graus fahrenheit para que a sociedade viva sem conflitos. COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS DALE CARNEGIE O maior da literatura motivacional está publicado em 47 idiomas. O único livro de não ficção neste top 10. HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL J. K. ROWLING O primeiro volume da saga Harry Potter foi um verdadeiro fenómeno editorial (em 1999, lembra-se?). Foi requisitado mais de 231 mil vezes.
A LAGARTINHA MUITO COMILONA ERIC CARLE Um dos livros favoritos das crianças e dos próprios livreiros, o clássico de Eric Carle entra no décimo lugar 189 mil checkouts . GOODNIGHT MOON MARGARET WISE BROWN A lista inclui ainda uma menção honrosa para Googdnight Moon , de Margaret Wise Brown. A NYPL admite em nota de rodapé que é um livro muito popular (senão o mais popular), mas Anne Carroll Moore, uma bibliotecária infantil influente na época da publicação do livro, em 1947, odiava-o e baniu-o   da coleção da biblioteca durante 25 anos. Todos os outros livros da lista foram adicionados à coleção no ano em que foram publicados.
 
OUTROS DADOS CURIOSOS
  • 1. A NYPL é a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos. 
  • 2. O livro mais requisitado registou 485,583 checkouts.
  • 3. O mesmo livro, Um Dia na Neve, só foi publicado em Portugal em 2018;
  • 4. A cada ano, a NYPL recebe 16 milhões de visitantes.

Wook está a dar

Subscreva!