Menu de refeição Guerra dos Tronos: a entrada

Já lá vão sete temporadas e a oitava está aí ao virar da esquina. A Guerra dos Tronos nunca mais acaba – «e ainda bem», acrescentam os fãs. Assim é este menu de refeição, inspirado em alguns dos pratos «cuidadosamente descritos ao longo da série.»
Pela primeira vez aqui no blogue, há uma entrada, um prato principal e, por fim, uma sobremesa, isto é, um menu completo que levará quatro semanas a ficar concluído.

Esta semana, desvendamos o introito, que nos parece supimpa: crackers de sementes com manteiga de anchovas e cebolinho. Tudo paleo.

Vamos a isto?


P.S. Consegue adivinhar qual é o prato principal?
Crackers de sementes
Ingredientes | 4-6 doses
  • óleo de coco para untar
  • 1/2 cháv. de sementes de sésamo
  • 1/4 de cháv. de sementes de girassol
  • 1/4 de cháv. de sementes de abóbora
  • 1/2 c. de chá de cebola em pó
  • 1 c. de sopa de farinha de linhaça
  • 1 c. de chá de levedura nutricional
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 ovo
<i>Crackers</i> de sementes
Pré-aqueça o forno a 110º C (convencional). Corte dois quadrados de papel vegetal, com 40 x 40 cm cada. Pouse um dos quadrados sobre uma tábua de cortar grande e reserve o outro. Mergulhe os dedos em óleo de coco e unte levemente o papel vegetal.

Triture as sementes, a cebola em pó, a farinha de linhaça, a levedura e um pouco de sal no processador de alimentos, durante 10 a 15 segundos, em alta velocidade, até obter uma farinha (não faz mal se houver sementes de sésamo intactas).
Adicione o ovo e triture algumas vezes no processador até ligar.

Transfira a massa para o centro do papel vegetal, fazendo um “monte”. Com as mãos ou com a ajuda de uma colher, achate a massa, formando uma espécie de panqueca grossa. Cubra com a outra folha de papel vegetal, pressionando firmemente. Use um rolo da massa para estender a mistura até ficar bem fina, com 2 a 3 mm de espessura.

Retire cuidadosamente a folha de papel vegetal de cima e deslize a folha de baixo, com a massa, para um tabuleiro raso de forno (não aconselho a levantar a massa porque isso poderia parti-la).
Leve ao forno durante 1 hora, até ficar dourado e estaladiço.

Deixe arrefecer completamente e só então solte o cracker do papel partindo-o em pequenos quadrados.

---
Perfil nutricional:
Estes crackers são ricos em ferro, cálcio, magnésio, cobre e manganês. Fazem um excelente lanche, com um baixo teor de hidratos de carbono.
To be continued...

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!