Mário Soares, 100 Anos

Por Vera Dantas
6 de dezembro de 2024
A 7 de dezembro de 2024 celebra-se o centenário do nascimento de Mário Soares, uma figura cuja vida se entrelaça com a própria História do país. Para assinalar esta ocasião, há um novo livro que merece toda a atenção: Mário Soares, 100 Anos, concebida em parceria entre o Colégio Moderno e a Tinta-da-china, que reúne fotografias de Alfredo Cunha e Rui Ochoa e textos da escritora e jornalista Clara Ferreira Alves.
Além de homenagear o político de renome, este livro, de grande formato, capa dura e papel de qualidade fotográfica, revela também o homem por detrás do líder. Através das lentes de Alfredo Cunha, que o acompanhou enquanto fotógrafo oficial de 1985 a 1996, e também das fotografias de Rui Ochoa, são revelados momentos íntimos e retratos da esfera pública, compondo uma narrativa visual que ultrapassa a mera cronologia para transmitir a intensidade dos tempos e das lutas de Soares. Com a sua conhecida perspicácia, Clara Ferreira Alves, que o entrevistou diversas vezes, oferece um olhar profundo sobre o percurso de um homem que moldou a política e inspirou gerações, e que se tornou numa das figuras mais queridas e marcantes do século XX português.

Refletindo a vida de Soares, o livro assume uma dupla leitura: por um lado, a vertente do protagonista político, em que a visibilidade pública está profusamente documentada seja em retratos, fotografias ou reportagens; por outro, o homem privado, entre os seus afetos e interesses, e até objetos quotidianos – como o seu relógio – nos espaços que habitou na sua intimidade, entre os quais o seu escritório. Com um vasto espólio documental e fotografias inéditas, Mário Soares, 100 Anos convida-nos a reviver uma vida plena de desafios, conquistas e humanidade. Um projeto editorial que homenageia o homem e o mito que marcou o seu tempo e cuja memória permanece viva.



UM POUCO MAIS SOBRE OS AUTORES DESTE LIVRO

Alfredo Cunha (n.1953) foi fotógrafo oficial dos PR Ramalho Eanes e Mário Soares. É autor das séries fotográficas sobre o 25 de Abril de 1974 e a descolonização portuguesa, tendo recebido múltiplas distinções.

Rui Hernâni Ochoa (n. 1948) é um multipremiado fotojornalista, autor de eportagens em Portugal e no resto do mundo. Foi docente de fotojornalismo e, desde 2016, é fotógrafo oficial do Presidente da República.

Clara Ferreira Alves (n. 1956) é jornalista e escritora, tendo sido também crítica literária e cronista. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa, e é comentadora em vários programas televisivos
 

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!