Ler para crescer: um guia de leitura infantojuvenil

O gosto pelos livros não nasce connosco, mas educa-se desde o berço - e os pais e educadores têm um papel fundamental nesse processo. E se é verdade que há muitos livros no horizonte de escolha, o que é ótimo, ao mesmo tempo, essa pluralidade de oferta pode dificultar a tarefa de encontrar o livro adequado. E nós queremos simplificá-la! Com este guia poderá descobrir livros incríveis, verdadeiros companheiros de viagem para todas as idades e para todos os gostos.
DOS 1 AOS 5 ANOS
O SENHOR CAVALO-MARINHO
ERIC CARLE
Um livro belissimamente ilustrado em que são utilizadas folhas de acetato coloridas que provocam um efeito-surpresa nos pequenos leitores, tornando a leitura simultaneamente interativa, táctil e visual. Uma história simples sobre o habitat marinho que pode sair do fundo do mar para a nossa realidade: o papel do pai é tão importante como o da mãe quando se trata de cuidar dos filhos.
BOA VIAGEM BEBÉ!
BEATRICE ALEMAGNA
A hora de ir para a cama não tem de ser um tormento. Este é um livro bem-humorado para ajudar a criar rotinas de sono e que auxilia também os pais a refletirem sobre a importância de criar um ambiente calmo para que as crianças entrem na hora de dormir como algo natural.
LUCA, O HIPOPÓTAMO QUE NÃO QUERIA DEIXAR AS FRALDAS
CLEMENTINA ALMEIDA
Luca está a passar por um dos maiores desafios da sua vida: deixar as fraldas! Esta é uma das fases de desenvolvimento emocional e comportamental mais difíceis para as crianças e este livro ajuda a que se identifiquem com a situação e aprendam a lidar com o assunto de forma mais tranquila. Um livro didático, sem deixar de ser ternurento.
DOS 6 AOS 8 ANOS
LENGALENGAS COLORIDAS
TIAGO SALGUEIRO
Seja pelo jogo de palavras ou pelas ilustrações expressivas e felizes que acompanham o texto, é garantido que os miúdos não vão esquecer lengalengas como «Tão balalão, cabeça de cão, orelhas de gato, não tem coração». Nem nós.
CONTOS MARAVILHOSOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN
HANS CHRISTIAN ANDERSEN
A Princesa e a Ervilha, O Rouxinol, A Pequena Sereia são alguns dos contos que encontrará neste livro. As histórias de Christian Andersen são intemporais, incontornáveis e ensinam-nos lições demasiado preciosas.
ESTÁS TÃO CRESCIDA
ANTÓNIO JORGE GONÇALVES
Um livro com ilustrações de traço simples, mas cheio de imaginação sobre o processo de crescer. Nem sempre é fácil, mas pode contar-SE com a possibilidade infinita da mudança e do inesperado.
DOS 9 AOS 12 ANOS
O CAPITÃO CUECAS E A SENSACIONAL SAGA DO SR. FEDOROVOSKY
DAV PILKEY
O Capitão Cuecas é um super-herói fora da norma que enverga com orgulho apenas roupa interior e uma capa. Um livro cheio de aventuras épicas e uma coleção superdivertida da qual nem miúdos nem graúdos sairão incólumes.
OS INDOMÁVEIS F. C. – AMOR E FUTEBOL EM MADRID
ÁLVARO MAGALHÃES
Uma equipa, um treinador, um equipamento, um clube: Os Indomáveis F. C.! Esta é a célebre coleção da autoria Álvaro Magalhães que tem cativado os jovens leitores apaixonados pelo desporto-rei com as suas aventuras e peripécias dentro e fora do jogo.
BICICLETA À CHUVA
MARGARIDA FONSECA SANTOS
Uma história a duas vozes sobre temas tão próximos do universo juvenil: o bullying, a coragem e a amizade. Um livro comovente e emocionante de uma das autoras de referência da literatura infantojuvenil.
DOS 13 AOS 16 ANOS
O CADERNO VERMELHO DA RAPARIGA KARATECA
ANA PESSOA
Este não é um diário qualquer; não tem chave, não tem segredos, não tem corações. Aqui, a leitura transporta quem lê para o universo de uma rapariga, a N, de forma fluida e divertida, com ilustrações brilhantes de Bernardo Carvalho.
O RAPAZ DO CAIXOTE DE MADEIRA
LEON LEYSON, MARILYN J. HARRAN, ELISABETH B. LEYSON
Passada durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma história admirável de coragem e amor, contada, na primeira pessoa, por um rapaz de 13 anos. Um livro marcante sobre o Holocausto e os mais nobres valores do ser humano.
DIÁRIO DE UM BANANA I
JEFF KINNEY
Greg é o herói improvável com o qual os miúdos se identificam, precisamente por ser o exemplo perfeito dE quão difícil é ser criança. Nesta coleção, vamos acompanhando a vida deste Banana. A rir muito, mas acompanhamos…
DOS 17 AOS 19 ANOS
À ESPERA NO CENTEIO
J. D. SALINGER
Símbolo do inconformismo, Holden Caulfield, o protagonista deste verdadeiro clássico de J. D. Salinger, é um jovem à procura de si mesmo num duelo entre a perda da inocência da infância e a aparente falsidade do mundo dos adultos. Um livro perfeito.
A PERSUASÃO FEMININA
MEG WOLITZER
Uma jovem apaixonada luta pelos seus ideais para encontrar o seu lugar no mundo. Uma reflexão sobre o mundo atual, uma história sobre a chegada à idade adulta e as consequências das escolhas que fazemos.
LIVRO DO DESASSOSSEGO
FERNANDO PESSOA
Uma das obras mais fascinantes de toda a língua portuguesa, a obra de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa, é o espelho de uma vida e uma reflexão profunda sobre a natureza humana. Para abrir em qualquer página e começar a ler!

Wook está a dar

Subscreva!