Juan Cavia, o ilustrador virtuoso

Por Vera Dantas
11 de dezembro de 2024
Quando convidámos Juan Cavia a participar na edição de novembro da nossa revista literária, não imaginávamos que este criador, um dos maiores talentos da banda desenhada contemporânea editada em Portugal e no estrangeiro, nos presentearia com uma deslumbrante capa exclusiva e inédita, mas foi o que aconteceu, e não podíamos estar mais gratos e contentes com o resultado. Envolta numa brisa outonal com reminiscências do Oriente, Han Kang, Nobel da Literatura 2024, ganha vida numa ilustração que Juan Cavia criou, gentilmente, para a wookacontece. Se ainda não conhece este criador, está na hora de se encantar com a sua arte.

Juan Cavia nasceu em 1984 em Buenos Aires. Formado em realização cinematográfica, e versado em desenho e pintura, com apenas 21 anos iniciou o seu percurso como diretor de arte. Participou na criação de anúncios, séries televisivas, videoclipes e teatro e assumiu a direção de arte e a cenografia de dez longas-metragens, destacando-se O Segredo dos Seus Olhos, de J. Campanella (vencedor de um Óscar em 2010).
Paralelamente à direção de arte, Cavia é ilustrador de banda desenhada. Em parceria com o músico e realizador de cinema Filipe Melo, criou sete romances gráficos, publicados na Europa, América e Ásia. As suas obras, profusamente premiadas, têm um estilo único que reflete a química criativa fulgurante desta dupla, capaz de explorar e surpreender em diferentes géneros e atmosferas.
Um deleite sensorial que lhe apresentamos, livro a livro.
 Juan Cavia Autoretrato_wookacontece
Juan Cavia, autoretrato
 
 
As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy (2010)
Com humor, horror e elementos sobrenaturais, este é o início de trilogia protagonizada por um lobisomem, um entregador de pizzas, um velho demónio e a cabeça de uma gárgula. A arte de Cavia complementa o tom leve e divertido de Melo e cria momentos de ação intensa. Em Apocalipse (2012), pragas de insectos, criaturas gigantes e hordas de demónios invadem a Terra, arrastando os heróis para uma aventura de proporções bíblicas. Por fim, em Requiém (2013), um velho inimigo vai infernizar a vida do detetive Dog Mendonça, numa épica história de amor, traição e aranhas gigantes. Apesar de as edições das histórias originais estarem esgotadas, os fãs de Cavia podem agora lê-las, a todas, compiladas num único volume, o livro As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy.
COMPRO NA WOOK! »
Os Vampiros (2016)
Em 1972, na Guiné-Bissau, um grupo de comandos portugueses avança no mato com a missão de localizar uma base secreta no Senegal. Pelo caminho, à medida que vão perdendo os alicerces da sua própria humanidade, estes soldados enfrentam uma ameaça muito pior do que poderiam imaginar.
Neste romance gráfico com uma história sombria e introspectiva sobre a Guerra Colonial Portuguesa, Cavia cria um ambiente visual realista, tenso e melancólico, explorando os horrores da guerra e as suas consequências psicológicas.
COMPRO NA WOOK! »
Comer/Beber (2017)
Em plena II Guerra Mundial, Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no seu restaurante em Berlim. Quarenta anos depois, na década de 1980, Lloyd Jenkins percorre o interior da América em busca de uma tarte de maçã. Duas histórias, uma real e outra imaginada entrelaçam-se e desenrolam-se a partir da certeza de que a comida e a bebida são sempre um bom pretexto para refletir sobre tudo o resto.
COMPRO NA WOOK! »
Balada para Sophie (2020)
Esta obra belíssima e aclamada acompanha a vida do grande pianista Julien Dubois, agora reformado e solitário. A monotonia da sua solitária vida, numa grande mansão apenas com a governanta da casa e um gato por companhia, é abalada pela visita de uma jovem jornalista. A tenacidade desta leva a que o Julien acabe por aceitar abrir-se com ela, como nunca antes o tivera feito com ninguém. Entre a realidade e a fantasia, Julien compõe uma confissão complexa e comovente sobre o custo do sucesso, a rivalidade, a redenção e pianos voadores. Uma obra magistral, considerada a mais ambiciosa, íntima e comovente novela gráfica da dupla Cavia/Melo.
COMPRO NA WOOK! »
Excerto de Balada para Sophie
Além dos trabalhos em parceria com Filipe Melo, Juan Cavia ilustra livros noutros géneros, conferindo uma leitura especial aos autores com que colabora. É o caso dos livros de crónicas de Bruno Nogueira, Aqui Dentro Faz Muito Barulho e, mais recentemente, Dores Crónicas, que ganham toda uma outra vida ao serem interpretados pela mão de Cavia. O mesmo se pode afirmar do romance de Chico Buarque, Leite Derramado, que podemos ler com outra luz, graças ao talento inigualável de Juan Cavia.

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!