Entrevista a Paula Pimenta

Estivemos à conversa com a autora brasileira que assina a série A Minha Vida Fora de Série e que foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Descubra tudo o que Paula Pimenta nos contou.
Quando pensou em editar pela primeira vez um livro, a sua proposta foi recusada por algumas editoras. Atualmente é uma das escritoras brasileiras mais apreciadas pelo público jovem. Como é que isso a faz sentir?
Fico muito feliz especialmente por estar incentivando o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes! Muitos me dizem que não gostavam de ler até terem contato com os meus livros e que agora leem de tudo! Então é muito gratificante saber que estou formando novos leitores!

Os seus livros baseiam-se em momentos da sua adolescência. É difícil transpor aquilo que viveu na adolescência para a realidade de hoje?
Na verdade, quando comecei a escrever, eu pensava que apenas as minhas amigas iriam gostar, por lembrarem da nossa adolescência através da história. Porém, acabei percebendo que a adolescência é a mesma em qualquer geração, pois todos os dias recebo recados de adolescentes que dizem que se identificaram totalmente com meus personagens, que parece que eu estava espiando a vida deles! Então continuo escrevendo me baseando em situações que passei, mas adapto para os dias atuais. Por exemplo, quando eu era adolescente não tinha internet nem celular... Por isso atualizei os meios de comunicação para que minhas histórias fiquem mais atuais.
Entrevista a Paula Pimenta
Paula Pimenta
Sabemos que tem uma legião de fãs. Houve algo que um leitor seu tenha dito ou feito que a tenha marcado para sempre?
Sim. Eu tenho uma leitora que teve câncer e ela me contou que durante as sessões de quimioterapia os meus livros davam força para que ela continuasse a acreditar na vida. Outra leitora me disse que sofria de depressão e que minhas histórias fizeram com que ela tivesse uma nova perspectiva, a colocaram pra cima.

O que é que os livros lhe dão para que não pare de escrever?
É como se eles me dessem várias vidas! Quando estou escrevendo me mudo para o universo dos meus personagens e em algumas cenas nem tenho vontade de voltar de lá... Eu sinto todas as emoções dos meus personagens e vivencio todas as situações que eles passam nas histórias.

De todos os seus personagens qual é aquele que mais se assemelha a si?
A Fani. Assim como ela, eu também sou tímida, adoro ficar em casa e amo cinema!

Escrever: é um processo partilhado ou solitário?
A escrita em si é um processo solitário, mas mesmo antes de publicar eu já mostro os capítulos para algumas pessoas e então conversamos muito a respeito... E depois que o livro é lançado, os leitores me fazem várias perguntas, querem saber tudo dos personagens... Então acho que o processo tem essas duas fases.

Qual é a sua rotina de escrita?
Prefiro escrever na parte da tarde e à noite. De manhã eu gosto de revisar o que escrevi no dia anterior. Tenho que estar em um local silencioso, pois me desconcentro muito fácil. Eu também sempre escrevo ouvindo música, isso me ajuda a entrar no clima da história. Quando estou com o prazo apertado chego a escrever 3 capítulos por dia (aproximadamente 15 páginas de word)! Mas, apesar da pressão, adoro o que faço e não trocaria por nenhuma outra profissão.

Que livros lhe colocam um brilhozinho nos olhos?
Todos os livros da Meg Cabot. Ela é minha autora favorita!

Livro subvalorizado preferido.
Griffin & Sabine, do Nick Bantock. É o meu livro preferido, mas poucas pessoas o conhecem, acho que todo mundo deveria lê-lo! O autor também é ilustrador, então é realmente um trabalho muito lindo.

A sua vida dava um filme?
Com certeza! Um filme de aventura, suspense, comédia e romance!

Se pudesse jantar com qualquer autor (vivo ou morto), quem escolheria?
J.K. Rowling.

Se tivesse um superpoder, qual seria?
Curar as pessoas e os animais.

Livro e escrita à parte, quais são as suas outras paixões?
Música, animais, viajar... Acho que é por isso que todos os meus personagens tem algum animal de estimação, viajam muito e escutam música o tempo todo!

Projetos para o futuro?
A 4ª Temporada de Minha vida fora de série será publicada no Brasil em agosto. Em Portugal o livro será lançado em breve também! E esse ano ainda vou escrever mais um livro da minha coleção de releituras de contos de fada.

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!