Editorial: Ode aos livros e à liberdade

17 de janeiro de 2020
Os livros são uma janela aberta para o mundo e para nós mesmos. O meio de transporte mais económico, a forma de entretenimento mais duradoura. Com os livros experimentamos, imaginamos, vivemos, transformamos.
A nossa existência está tão intrinsecamente relacionada com os livros que não saberíamos dizer qual foi o momento exato daquele primeiro contacto. Qual foi a primeira história que ouvimos – na barriga da nossa mãe, no colo antes de adormecer? O livro pelo qual aprendemos a ler? O que nos fez companhia num dia de praia ou numa sala de espera de um hospital?

Ninguém é exatamente igual no final dessa viagem que se chama leitura. Por isso, são tão temidos, os livros.
Em Portugal, durante a ditadura, 900 títulos foram proibidos. Salazar chegou a afirmar: «Politicamente, só existe aquilo que o público sabe que existe.» Assim, tornava-se o mundo mais paroquial, fechado e ensimesmado. Muitos dos autores contornavam o lápis azul dos censores tornando-se mais sofisticados, torneando o óbvio, inventando metáforas. Mas a perda é irreparável e tantos sofreriam o exílio, a prisão ou as garras da temível autocensura, essa espécie de mutilação interior.

Ler um livro é hoje um ato de resistência: contra a aceleração desmedida da vida contemporânea; contra o ‘pronto a pensar’ das vulgatas que reduzem a complexidade da existência a um conjunto empobrecido de emoções pré-formatadas em jeito de emoji ou meme, ou fórmulas gastas de slogans e lugares-comuns repetidos até à náusea.

Ler é estar consigo sem ter medo de atravessar os outros e deixar-se levar para universos insuspeitados onde reina a liberdade no seu sentido mais puro e indomado.
O valor do livro é, por isso, o valor da aprendizagem, dos horizontes que abre, da pluralidade que oferece.
Oscar Wilde dizia que tudo o que se puder comprar é barato. E tinha toda a razão. Um livro é, se quisermos ser justos, barato. Só que apesar desse simbólico valor de capa, o seu valor real é inestimável.


Feliz Dia Mundial do Livro!
Feliz Dia da Liberdade!

Wook está a dar

Subscreva!