A Revista Wookacontece n.º 13 chegou para aquecer este outono!

Por Vera Dantas
Capa da revista WOOKACONTECE n.º 13, de novembro de 2024
A revista WOOKACONTECE é um projeto editorial da WOOK, a maior livraria online portuguesa. Surge como prolongamento do blogue literário homónimo (este onde está agora a navegar) e leva aos ombros a tarefa de informar, difundir, entreter e inspirar todos aqueles que gostam de ler.
Nas páginas convivem em harmonia novidades literárias e clássicos incontornáveis, entrevistas exclusivas com autores, sugestões de leitura, dicas úteis sobre livros e humor. A história por detrás das histórias, este amor visceral aos livros.
 
REVISTA WOOKACONTECE Nº 13

Acabámos de lançar o n.º 13 da wookacontece, que distribuimos gratuitamente aos nossos clientes de literatura.
Para aguçar a sua curiosidade, desvendamos os temas de capa – que dedicamos a Han Kang, a Prémio Nobel da Literatura de 2024, e outros conteúdos que não vai querer perder:

CAPA ORIGINAL E EXCLUSIVA DE JUAN CAVIA PARA A WOOKACONTECE

Pela primeira vez, a capa da revista wookacontece é assinada por um artista convidado: Juan Cavia, ilustrador de BD e diretor de arte em cinema. Não podíamos estar mais contentes e agradecidos a Cavia por ter aceite o nosso convite. Se ainda não conhece a sua obra, leia o nosso artigo sobre este criador na revista.

HAN KANG, NOBEL DA LITERATURA DE 2024

Han Kang, laureada com o Nobel da Literatura em 2024, foi a primeira autora sul-coreana a receber o prémio. Nascida em 1970, em Gwangju, vive atualmente em Seul e dedica-se exclusivamente à escrita. Iniciou a carreira como poetisa em 1993 e ganhou reconhecimento internacional em 2007 com A Vegetariana, vencedor do International Booker Prize. Em português, estão também publicados Atos Humanos, O Livro Branco e Lições de Grego. O seu próximo romance, We Do Not Part, conecta-se com Atos Humanos, recuperando vozes esquecidas da História coreana.
Os seus livros desafiam descrições ou comentários breves, e centram-se em algo que parece escapar às palavras, estar para além delas, dando voz ao indizível e confrontando-nos com a própria natureza humana.

ENTREVISTA A RODRIGO GUEDES DE CARVALHO

Rodrigo Guedes de Carvalho, escritor e jornalista premiado, destaca-se por captar a essência das emoções humanas. O seu mais recente romance, Matarás Um Culpado e Dois Inocentes, conclui As Cinco Mães de Serafim, explorando segredos familiares guardados há meio século. Desde a estreia com Daqui a Nada (1992), o escritor e jornalista desafia os leitores a confrontarem o lado sombrio e humano da vida, equilibrando quotidiano e ficção. Para Guedes de Carvalho, a literatura é uma dádiva e um farol de esperança, mesmo diante das maiores tragédias.

ENTREVISTA A PAULA HAWKINS

Desde o sucesso de A Rapariga no Comboio, Paula Hawkins tem-se superado, e A Hora Azul é apontado como o seu melhor thriller. Num cenário isolado, acessível apenas na maré baixa, a descoberta de um osso humano numa obra da artista Vanessa Chapman levanta suspeitas. O marido de Chapman desapareceu anos antes, e Becker, ligado ao espólio da artista, é enviado à ilha, agora habitada por Grace, amiga da pintora. O livro explora obsessão, arte e liberdade numa trama inteligente. Fomos falar com a autora sobre o segredo de criar o thriller perfeito.

WOOK VAMOS LER NESTE OUTONO

As novidades literárias deste outono prometem aquecer os dias mais frios com histórias envolventes e reflexões profundas. Comece por se encantar com os novos romances de Mia Couto e Sally Rooney, enfrente emoções fortes nos thrillers de Camilla Läckberg e Freida McFadden e reflita sobre o mundo na poderosa biografia de Alexei Navalny. Além de livros que são ferramentas essenciais para enfrentar os desafios da vida moderna, aproveite, com os mais novos, os momentos de inspiração mágica de Kobi Yamada.

WOOK SE ESCREVE EM CUBA

Após a Revolução, muitos exaltaram a ideologia castrista, mas a censura levou escritores como Reinaldo Arenas e Guillermo Cabrera Infante ao exílio, onde criaram uma literatura da diáspora, marcada por nostalgia e resistência. Educados no marxismo-leninismo, os netos da revolução narram o desencanto com o regime, expondo a vida real em contraste com a propaganda oficial. Desde o final do século XX, uma literatura crítica e vibrante floresce, destacando a mestria e coragem dos seus autores, aplaudidos internacionalmente.

OS ANIMAIS QUE OS FAZEM HUMANOS

Por detrás de muitos grandes escritores, há frequentemente um grande... animal. Não no sentido figurado, mas literal. Charles Dickens, por exemplo, tinha um corvo chamado Grip, que inspirou Barnaby Rudge e, mais tarde, influenciou Poe em O Corvo. Muitos escritores, “pais de pets”, viam neles mais que simples companheiros. Esses animais tornaram-se parte de suas vidas, despertando emoções profundas que enriqueceram suas obras com uma sensibilidade de outra espécie.

ADOLESCÊNCIAS DE HOJE – Dr. Daniel Sampaio

O escritor e um dos mais reconhecidos psiquiatras nacionais reflete e sobre a forma como os adolescentes vivem esta modernidade em que estão sempre “ligados”, alertando-nos para os perigos que daí advêm, mas dando-nos também pistas para encontrarmos um futuro mais feliz e seguro para eles, as suas famílias e os seus educadores.
E muito mais…

Clique já aqui e boas leituras!


WOOK também vai gostar de saber

A WOOKACONTECE é uma revista de cariz literário, não está vinculada a qualquer orientação ideológica, política, religiosa ou outra e tem como objetivo a divulgação da literatura no sentido lato do termo.
Está disponível em formato físico (papel) e digital – a versão PDF do último número já está disponível aqui, para ler em qualquer lugar.

Wook está a dar

Subscreva!