9 livros que todos os universitários deviam ler

Ler é fundamental, independentemente da sua área de estudo ou formação, assim como do ano que frequenta. Por isso mesmo, decidimos reunir nove livros essenciais para qualquer estudante universitário.

Há clássicos da literatura, discursos inspiradores e lições de vida inesquecíveis. Porque os livros que nos formam não são só os técnicos e obrigatórios, são os que nos tornam seres humanos melhores e mais conscientes.

Caro estudante, esta lista é para ti!
UMA COISA SUPOSTAMENTE DIVERTIDA QUE NUNCA MAIS VOU FAZER
DAVID FOSTER WALLACE
Este livro reúne nove textos, que vão desde o relato de uma experiência num cruzeiro de luxo até à exploração do festival da lagosta, sempre com o tom inventivo e satírico de David Foster Wallace (1962-2008). Além disso, inclui o famoso e inspirador discurso «Isto é Água», dirigido aos finalistas da Kenyon College (Ohio, EUA).
A UTILIDADE DO INÚTIL
NUCCIO ORDINE
O inútil pode, afinal, ser útil e até produzir lucro? Para abanar consciências, eis um manifesto brilhante e original que descarta a visão mercantilista e do lucro em favor do prazer da estética e da arte. Um bestseller altamente recomendável.
ESTE LADO DO PARAÍSO
F. SCOTT FITZGERALD
Publicado em 1920, Este Lado do Paraíso é o romance de estreia de Scott Fitzgerald e foi um marco importante na época, um período de transição da moral religiosa para a prosperidade, em que se podia desfrutar sem culpa dos prazeres da vida. Com notas autobiográficas, o autor revela a imaturidade e a insensatez dos jovens deslumbrados pelo progresso.
CONGRATULATIONS, BY THE WAY
GEORGE SAUNDERS
Fabuloso cronista dos absurdos modernos, George Saunders cria em nós um desejo de levar vidas mais agradáveis e gratificantes. Poderoso, engraçado e sábio, este livro contém uma mensagem profundamente inspiradora, um discurso que o autor fez, em 2013, para os recém-licenciados da Universidade de Syracuse e que faz dele um presente perfeito para recém-graduados.
DESOBEDECER À PRAXE
BRUNO CABRAL E JOÃO MINEIRO
Este é um daqueles casos em que o título, por si só, define o livro. Os autores desconstroem ao longo das 82 páginas uma série de argumentos que têm legitimado a praxe académica e fazem propostas concretas para se passar «da teoria à ação».
À ESPERA NO CENTEIO
J. D. SALINGER
Se chegaste à universidade sem ler este clássico, ainda vais a tempo de colmatar a falha. À Espera no Centeio é um dos mais icónicos romances do séc. XX. Salinger apresenta-nos Holden Caulfield, um jovem de 17 anos, que nos narra na primeira pessoa as angústias típicas da idade: a problemática da identidade, as indecisões, a sexualidade, o medo de existir, a hipocrisia do mundo adulto. É um livro absolutamente obrigatório.
NUDGE
RICHARD H. THALER E CASS R. SUNSTEIN
Do vencedor do Prémio Nobel da Economia 2017, Richard H. Thaler, em co-autoria com Cass R. Sunstein, eis um livro revelador sobre o modo como decidimos. Em Nudge poderás descobrir o poder da "arquitectura da escolha" e melhorar a tua vida, revolucionando a forma como tomas decisões através desta análise brilhante e divertida.
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
ALDOUS HUXLEY
Já ouviste falar em utopia negativa? Esta parábola sobre a desumanização dos seres humanos passa-se em Londres, no ano de 2540, altura em que «a ditadura perfeita terá as aparências da democracia». Um livro imperativo e visionário, que convoca o leitor à reflexão sobre um(a) realidade e um futuro que já é realidade. Sobretudo se tivermos em conta o ano em que foi escrito: 1932.
AS VINHAS DA IRA
JOHN STEINBECK
Esta obra-prima de Steinbeck conta a história da família Joad, arruinada pela desastrosa seca da década de 1930, que como tantos outros milhares de pessoas, se vê despojada do seu trabalho agrícola e é forçada a emigrar para Califórnia em busca de um teto. Um livro sobre a dignidade do ser humano em condições desesperadas, mas também sobre altruísmo e resiliência e sobre o papel dos amigos e da família nas alturas de maior dificuldade. Agraciado com o National Book Award e o Pulitzer de ficção, um marco da literatura mundial.

Wook está a dar

Subscreva!