9 factos sobre Portugal e o mundo que provavelmente desconhece

9 factos sobre Portugal e o mundo que provavelmente desconhece
9 factos sobre Portugal e o mundo que provavelmente desconhece
4 5u4 c4b4ç4 v41 d3c1fr4nd0 3573 c0d1g0 qu453 4u70m471c4m3nt3? 1mpr35510n4n73!
Todos os números podem contar uma história.
É com base nessa premissa que André Rodrigues nos apresenta um livro que se detém em números para nos dar a conhecer o mundo em que vivemos.

Números que Contam Histórias é um verdadeiro almanaque de informação útil, um livro de cultura geral desde o primeiro segundo. O autor reuniu 90 factos na sua totalidade e nós partilhamos 9. Mas, acredite, isto não chega a ser 10% do livro.
#1 – A RÚSSIA TEM 11 FUSOS HORÁRIOS
«A Rússia é o único país na Terra em que os habitantes do enclave báltico de Kaliningrado se sentam à mesa para jantar ao mesmo tempo que os da Península de Kamchatka, no extremo leste do país, acordam na manhã seguinte. Parece difícil de imaginar, só que a maior nação do mundo estende-se por 10 mil quilómetros que são atravessados por 11 fusos horários.»
#2 – EM ESPANHA, HÁ MAIS SUÍNOS DO QUE CIDADÃOS
«De acordo com o Ministério do Ambiente espanhol, pela primeira vez na história, a produção suína atingiu um máximo histórico de 50 milhões de cabeças, fazendo com que haja mais 3,5 milhões de animais do que a população humana em Espanha.»
#3 – A ALEMANHA É A MAIOR ECONOMIA DA EUROPA… MAS EM PORTUGAL TRABALHA-SE MAIS
«No caso português, estamos a trabalhar aproximadamente 1800 horas em 365 dias. São mais 40 horas por semana e mais 500 horas por ano do que um cidadão germânico. (…) Nos países onde se trabalha menos horas por dia, há, desde logo, um maior número de pessoas empregadas. O que significa que há uma maior repartição do número de horas trabalhadas por funcionário.»
#4 – O CAFÉ É A SEGUNDA BEBIDA MAIS CONSUMIDA NO MUNDO
«Em 2013, investigadores da Universidade de Coimbra elaboraram um estudo que revelou que o café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, a seguir à água.»
#5 – POUCA VITAMINA D
«Em Portugal, 7 em cada 10 pessoas com menos de 30 anos apresentam um défice de vitamina D. (…) Por isso, se sente alterações de humor ou sonolência fora do habitual, aposte numa alimentação rica em peixe, ovos e produtos lácteos. Junte 15 a 20 minutos de sol por dia. Principalmente no inverno, quando é mais raro e faz mais falta.»
#6 – UM CACHORRO-QUENTE = MENOS 15 MINUTOS DE VIDA
«Somos aquilo que comemos, e por cada salsicha que ingerimos estamos mais perto de perder 15 minutos de vida. (…) O principal problema destes alimentos processados são os produtos químicos adicionados ao processo de fabrico, como os nitritos e os nitratos de sódio, que apesar de serem poderosos agentes antibacterianos, aumentam o risco de cancro colorretal, que é a segunda causa de mortalidade oncológica em Portugal.»
#7 – O DESPERDÍCIO ALIMENTAR
«A Humanidade desperdiça 1,3 mil milhões de toneladas de comida por ano. Com esta quantidade seria possível alimentar 925 milhões de pessoas que passam fome.»
#8 – A VOLTA AO MUNDO EM LEGO
«Sabia que as peças Lego vendidas em 1 ano dariam cinco vezes a volta à Terra? Ou seja, cinco vezes 40 mil quilómetros.»
#9 – UMA MÁQUINA EXTRAORDINÁRIA
«Se o Homem fosse capaz de utilizar o cérebro na sua capacidade máxima, conseguiria armazenar 4,7 mil milhões de livros ou 670 milhões de páginas de Internet.»

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!