6 livros que cresceram connosco

Para celebrarmos o Dia da Criança com pompa e circunstância - tradução: com livros - a equipa da WOOK foi chamada a intervir: afinal, quais são os livros da nossa infância?
Não conseguimos incluir todos os títulos que gostaríamos, mas há vários que são consensuais. Estes seis são a prova de que a literatura infantojuvenil nos acompanha e nos molda pela vida fora.
MEU PÉ DE LARANJA LIMA
JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
Esta é a história de Zezé, um menino de seis anos, pobre e sensível, que se refugia num mundo de fantasia, revelando os seus sonhos e desejos a um pé de laranja lima. Um clássico da literatura brasileira que marcou uma época.
MARY POPPINS
P. L. TRAVERS
Na família britânica Banks não há ama que resista. Jane e Michael, os filhos rebeldes, infernizam a vida de todas as amas que passam lá por casa, até que… conhecem a nova e mágica Mary Poppins.
FÁBULAS
JEAN DE LA FONTAINE
Ainda hoje trazemos as fábulas de La Fontaine na ponta da língua. Quem não se lembra da Cigarra e da Formiga? A verdade é que nunca se aprenderam lições com tanta graça. Um exemplo?
Guiar por cabeças más/ Não é um bom portamento;/ Às vezes a dita de um/ Faz a desgraça de um cento.
ROSA, MINHA IRMÃ ROSA
ALICE VIEIRA
Mariana tem 10 anos quando nasce Rosa, a irmã com quem se vê obrigada a dividir o espaço, o tempo e o afeto dos pais. Até quando é que Rosa será uma «intrusa»? De cariz autobiográfico, um livro atemporal.
O RAPAZ DOS HIPOPÓTAMOS
MARGARET MAHY
Um dia, quando Roberto regressava da escola, notou que um hipopótamo caminhava atrás dele. No dia seguinte, havia dois hipopótamos. E, todos os dias chegavam mais hipopótamos a casa… O menino achava esplêndido, mas…
OS DESASTRES DE SOFIA
CONDESSA DE SÉGUR
Sofia é uma menina incansável, traquina e com uma imaginação ilimitada. Por isso mesmo, a sua infância é repleta de peripécias e travessuras. Este é um clássico da literatura infantojuvenil, escrito no séc. XIX pela autora russa.

Wook está a dar

Subscreva!