4 livros para falar e escrever sem erros

«Não és mais do que as outras, mas és nossa,
e crescemos em ti.»
Vasco Graça Moura em Lamento para a Língua Portuguesa

Se de cada vez que proferíssemos ou escrevêssemos um erro tivéssemos uma multa, provavelmente, todos estaríamos na miséria. Às vezes, fazemo-lo de forma inconsciente, outras – não tenhamos pudor em assumi-lo - por ignorância. Isto é válido tanto para um simples recado ou para uma inócua lista de compras, como para um relatório, uma ata, um curriculum vitae.

Estes quatro livros são um excelente ponto de partida para uma língua e um cérebro desenvoltos e à prova de erros. Pelo menos, dos conscientes.

Convém, por fim, lembrar que para se escrever bem… é preciso ler muito.
3 livros para aprender a escrever (e falar) bem
3 livros para aprender a escrever (e falar) bem
PARA ACABAR DE VEZ COM O MAU PORTUGUÊS
«Sinto um certo mau-estar».
«Isto pode despoletar uma crise internacional».
«Há dois anos atrás». Estes são apenas alguns dos 150 erros, deslizes e tropeços gramaticais que cometemos no dia a dia. Neste livro, Sara de Almeida Leite ensina-nos a falar e a escrever em bom português, apresenta-nos situações reais dos erros mais comuns, corrige-os e explica de modo simples o motivo do equívoco.
Começar a ler »
POR AMOR À LÍNGUA
Neste livro, Manuel Monteiro convida-nos a não usar «a partir de», «líder», «eventualmente». A não dizer «elo de ligação», «protagonista principal» ou «autoproclama-se». Este é um manual básico para evitar erros de linguagem, palavras e expressões que usamos inclusive de forma intencional para enfatizar uma ideia. Só não o recomendamos vivamente porque, entretanto, já aprendemos que esse também é um erro.
Quero ler! »
DICIONÁRIO DE ERROS FALSOS E MITOS DO PORTUGUÊS
Passa no café e diz: «Queria um copo de água»?
Termina uma mensagem com «beijinhos grandes»?
Será que se pode dizer isto? Marco Neves defende que sim. Este é um dicionário diferente - ao mesmo tempo útil e divertido, uma ode à língua portuguesa tal como ela existe nas mãos de quem escreve e nos lábios de quem a fala. O autor ataca tabus, desmonta mitos e defende com unhas e dentes a riqueza da língua em toda a sua variedade social.
Ler mais »
EU NÃO DOU ERROS!
Aprender as regras de ortografia pode ser fácil e divertido!
Neste livro, vai encontrar explicações simples e vários exercícios motivantes para testar os seus conhecimentos e melhorar o domínio da língua.
Um manual básico para ter sempre por perto.
Ler mais »

Wook está a dar

Subscreva!