Vizinhos

A história do massacre dos judeus de Jedwabne, na Polónia

de Jan Tomasz Gross

editor: Pedra da Lua, maio de 2010
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
No dia 10 de Julho de 1941, em Jedwabne, na Polónia ocupada pelos nazis, centenas de judeus foram massacrados. Pior: queimados vivos. Mas quem desencadeou a acção e cometeu as atrocidades não foram os alemães, nem nenhuma unidade das SS: foram os seus conterrâneos polacos. Os seus vizinhos. Os que antes viviam nas mesmas ruas, por vezes nos mesmos edifícios.

Vizinhos

A história do massacre dos judeus de Jedwabne, na Polónia

de Jan Tomasz Gross

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898142290
Editor: Pedra da Lua
Data de Lançamento: maio de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 213 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 106
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789898142290
e e e e e

Visitei

Dinis Evangelista

Enquadrado num grupo e acompanhado por especialista, visitei este local na passada semana (ultima semana de Agosto de 2017), com explicação da história por um agricultor local. Lamentavelmente, foram os vizinhos católicos, que colocaram os judeus num celeiro, fecharam-no e depois largaram fogo, com os judeus da aldeia lá dentro. A princípio tinham sido os nazis, mas afinal - neste caso - não foram.

e e e e E

Visão realista

Nuno Delgado

Esta excelente obra mostra-nos uma nova faceta nos tumultuosos tempos da 2ª Guerra, pois os Judeus foram vítimas não só dos Alemães (e seus aliados) mas também da população civil Polaca. Esta "história" passa-se numa pequena localidade... e não numa grande cidade... O Autor teve a coragem de a apresentar, mesmo estando a relatar atos dos seus conterrâneos! Uma obra impreterível para quem quer conhecer todos os factos da História.

Jan Tomasz Gross

Jan Tomasz Gross, Professor Associado de sociologia na Emory University, nasceu em Varsóvia. Além dos artigos publicados na Aneks, Kultura, Dissident, European Journal of Sociology, Slavic Review, Res Publica e The New Leader, é autor de Polish Society Under German Occupation, General gouvernement, 1939-1944 e do capítulo dedicado à Polónia de East Central Europe: Yesterday, Today, and Tomorrow, uma publicação da Hoover Institution.

(ver mais)
O Gueto de Varsóvia

O Gueto de Varsóvia

10%
Âncora Editora
35,00€ 10% CARTÃO
portes grátis