Viver Numa República de Estudantes de Coimbra

Real República Palácio da Loucura 1960-70

de Teresa Carreiro

editor: Campo das Letras, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
As Repúblicas de Coimbra, até agora pouco ou nada estudadas, são o objecto deste livro. Partindo de um estudo de caso - a Real República Palácio da Loucura -, a autora atravessou universos disciplinares diversos para reconstruir uma década de modos de vida das Repúblicas. Situando-se a investigação no arco temporal 1960-70, período cronológico incontornável no que concerne à história das lutas estudantis, a obre revela como o envolvimento dos repúblicos nas crises académicas dos turbulentos sixties representou um terreno de mobilização dos recursos aprendidos e fortemente treinados (mesmo que pela via parodiante e hedonista…) nestas emblemáticas comunidades posicionadas em pleno "miolo" e "caroço" da Academia.
Se nas Repúblicas os jovens gozavam o seu tempo de excepção permissiva, se eram espaços de alegria, fruição e boémia, de tertúlia e cantorias, de convívio e "partidas", eram igualmente espaços onde o debate era provocado, a reflexão incentivada, a contradição evidenciada. As formas de "saber viver", "saber fazer", "saber dizer", que nestas pequenas ilhotas democráticas se forjaram, constituiram-se armas de uma cultura da oposição.

"(...) o trabalho de Teresa Carreiro merece referência, pelo que tem de original (feito a contracorrente, já que é matéria de estudo habitualmente considerada como menor), certamente, mas sobretudo pelo mergulho que permite na Coimbra Mítica, na velha Academia e nas suas tradições estudantis - irreverências, lutas, tertúlias, cantorias, fados, praxes, amores e desamores, episódios anedóticos e pícaros...Este estudo teve origem numa dissertação de mestrado, pelo que, por um lado, se reveste de bastante rigor enquanto objecto de estudo e, por outro, contém as marcas, generosas, do fascínio que exerceram sobre a autora as experiências relatadas de viva voz pelos antigos repúblicos (..) Um ensaio sedutor, que não defrauda os leitores."
Vítor Quelhas, Actual (Expresso), 26 de Fevereiro de 2005

"(...) trata-se de um interessante e em vários aspectos esclarecedor livro sobre a vida naquela cidade universitária e sobre as importantes lutas académicas e 'demmocráticas' durante aquela década (...) Um livro, pois, a vários títulos interessante."
Jornal de Letras, Janeiro de 2005

Viver Numa República de Estudantes de Coimbra

Real República Palácio da Loucura 1960-70

de Teresa Carreiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726108887
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 207 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 348
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789726108887
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Teresa Carreiro

Teresa Carreiro nasceu em Coimbra, no final dos anos 60. Licenciada em Estudos Portugueses (Línguas e Literaturas Modernas), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, defendeu em 2003, na mesma Faculdade, a dissertação para obtenção do grau de mestre em Culturas Regionais Portuguesas, tendo sido classificada pelo júri com Muito Bom. Colaborou com o semanário "Se7e", entre outros, mas optou pelo ensino técnico-profissional. Actualmente vive em Coimbra e lecciona a disciplina de Língua e Cultura Portuguesas. Colabora ainda com instituições várias a nível da formação profissional, na área da Comunicação.

(ver mais)
Um Por Cem

Um Por Cem

Edições Afrontamento
40,39€
portes grátis