Undertaker - Volume 1
O Devorador de Ouro
de Xavier Dorison; Ilustração: Ralph O. Meyer
Sobre
o LivroJonas Crow, cangalheiro, é encarregue de proceder ao enterro de um antigo milionário que quer ser sepultado no filão que, outrora, originou a sua fortuna. Os preparativos do funeral, que deviam desenrolar-se de forma tranquila, acabam por ser perturbados por um pormenor: de forma a poder levá-lo consigo para a eternidade, Joe Cusco engoliu, antes de morrer, todo o ouro que tinha. Mas este segredo acaba por ser descoberto, provocando a ira dos mineiros de Anoki City.
Como é possível deixar enterrar um tal fortuna quando, para sobreviver, os mineiros têm de suar sangue e lágrimas dentro dos filões?
Como Jonas afirma, "a morte nunca vem só…"
Esta série, difundida em 14 países entre os quais se inclui agora Portugal, obteve desde o início da sua publicação em França, em 2015, numerosos prémios e distinções.
Salientam-se, para este primeiro volume, o Prix Saint Michel 2015 du Meilleur Dessin, o Prix Le Parisien 2015 de la Meilleur BD, o Prix 2015 des rédacteurs de scenario.com e ainda a distinção Album preferé des lecteurs de BD Gest 2015.
Jonas Crow é cangalheiro, no velho Oeste. Esta é a premissa para o início daquela que considero uma das mais refrescantes séries de BD, sobre o velho Oeste. A história é magistralmente escrita por Dorison e a narrativa visual servida pela fabulosa arte de Meyer. Imperdível!
Muito bom. A qualidade de edição é muito boa. O Oeste norte-americano - na vertente da corrida ao ouro - a partir de um cangalheiro e de um enterro encomendado por quem se prepara para morrer é uma ideia originalíssima e fascinante. Banda desenhada a não perder. O grafismo , cor e enredo s~ ao do melhor que está ao dispor actualmente.
Um dos melhores westerns em BD dos últimos anos,... altamente recomendável para os amantes do género e não só.
Uma Excelente Série de BD que se inicia neste número, publicada por uma nova Editora de BD, em «português do nosso», que promete dar cartas no convulsivo e às vezes complexo Mercado Editorial português. Mais uma excelente escolha, a não perder. Uma Editora - também - a seguir.
A série que todos esperavamos começou a ser editada pela Ala dos Livros. Grande Western.