Wook.pt - Uma Breve História da Humanidade

Uma Breve História da Humanidade

(Em vinte lições)

de Amílcar de Melo 

28,00€ i
22,40€ i
20%
Portes
Grátis
20% de desconto imediato
Envio até 5 dias
portes grátis
Sinopse

Esta obra foi feita a pensar nos meus alunos da Academia dos Saberes da Universidade Sénior de Loures, bem como nos alunos de todas as outras Universidades Séniores do País, correspondendo, de certa forma, aos anseios e aos desejos de muitos deles, manifestados ao longo duma década de aulas relacionadas com a disciplina: A Sociedade, o Estado e o Direito. Achei por bem publicar esta obra, em forma de manual, sebenta, compêndio ou catálogo de notas e apontamentos para que eles pudessem consultar quando precisassem de o fazer.

Este trabalho corresponde, grosso modo, às breves notas e apontamentos apresentados no início das aulas, como forma de introdução às matérias que depois ia lecionar, respeitantes à disciplina A Sociedade, o Estado e o Direito. Tal introdução tinha em vista alargar os horizontes dos alunos, de maneira a que eles pudessem tomar conhecimento dum vasto leque de várias matérias, apresentadas duma forma simples e acessível, como se tratasse duma história de quase tudo um pouco, que ia desde o Big Bang até aos dias de hoje, acentuando, contudo, a parte dedicada à evolução do ser humano e à formação das sociedades humanas. e foi por isso mesmo que lhe dei o título de Uma Breve História da Humanidade – em Vinte Lições, por me parecer que era o mais adequado ao conjunto destas notas e apontamentos.

Há uma década, no início do curso, nesta disciplina estudava-se só o Direito. Depois, por manifesto interesse de alguns alunos, alarguei o tema para O Direito e o Estado. Porém, por me parecer importante alargar ainda mais os conhecimentos deles, o curso passou a ter um âmbito maior, versando questões relacionadas com O Direito, o Estado e a Sociedade.

Ora, como os alunos destes estabelecimentos de ensino têm mais de cinquenta anos, e, de um modo geral, já são reformados das suas atividades laborais, oriundos, portanto, de diversas profissões, tornou-se necessário usar uma linguagem simples, objetiva e fácil de entender. Contudo, como esta disciplina exige alguns conhecimentos de história, de política, de filosofia, de economia, de literatura e outros ainda, decidi, então, começar as aulas com uma introdução muito genérica, onde abarcava um pouco de tudo; de conhecimentos gerais, de cidadania e de história, como forma de ir alargando os seus conhecimentos e de chegar facilmente a todos eles, uma vez que, depois de se terem reformado das suas atividades profissionais, vieram para estes cursos com a ideia de preencher os seus tempos livres, e de preenchê-los duma forma simples e divertida, embora procurando aprender algo de diferente daquilo que aprenderam enquanto trabalhavam.

E, ao mesmo tempo que frequentam as aulas, cada um deles procura dar a conhecer aos outros um pouco do seu saber, aprendido ao longo dos anos na escola da vida, na escola do trabalho, sempre com o objetivo de “aprender, ensinar, conviver, e, ao mesmo tempo, ir envelhecendo duma forma saudavelmente ativa.”
Nunca é demais realçar a enorme importância das Universidades Séniores do nosso País para o preenchimento dos tempos livres das pessoas idosas que, depois de se reformarem, passaram a ter necessidade de manter uma vida ativa, quer física quer mentalmente, isto na ideia de ter uma mens sana in corpore sano.

Só a título de informação, existem hoje cerca de 300 universidades séniores em todo o País, com cerca de 5500 professores e com cerca de 45000 alunos. Só a Universidade Sénior de Loures, a funcionar com quatro polos diferentes; Loures, Sacavém, Camarate e Bucelas, tem mais de 100 professores e mais de mil alunos, com uma percentagem de 16% na casa dos 64 anos, 60% entre os 65 e 74 e 25% com 75 a 90 anos de idade.
Durante as minhas aulas comecei a notar o interesse dos alunos por livros onde pudessem consultar as matérias que iam sendo desenvolvidas nas aulas. Ora, como isso implicava a consulta de alguma obras com uma linguagem um tanto ou quanto específica, cheguei à conclusão de que não era bom para eles estar a recomendar-lhes a consulta de muitas obras, que, muito provavelmente, podiam conter uma linguagem pouco acessível para eles, e que, por isso mesmo, tornar-se-iam de difícil compreensão.

Daí que começasse a reunir os meus apontamentos, as notas e as pesquisas que fui fazendo ao longo dos tempos, e, depois, pensasse em levar a cabo a reunião delas numa sebenta, num manual ou num simples compêndio ou catálogo, tal como já o tinha feito anteriormente, aquando da publicação de outras obras, nomeadamente das obras sobre a História Económica e Social de Portugal, publicada em fascículos fotocopiados pelos alunos da Faculdade de Direito de Lisboa, aquando das minhas aulas lecionadas nessa Faculdade, bem como das obras sobre a Advocacia – do Exercício da Profissão e da Deontologia Profissional, que foram feitas a pensar nos alunos dos cursos de formação dos jovens advogados, quando eu desempenhava as funções de formador e de patrono-formador na Ordem dos Advogados, e, ainda, duma outra obra que correspondeu, em certa medida, às notas e apontamentos de algumas das minhas aulas, lecionadas já nesta Academia dos Saberes da Universidade Sénior de Loures, publicada, portanto, no âmbito do ensino destes alunos, com o título: Portugal – Económico, Político e Social.

Para levar a cabo a feitura desta obra foram consultados vários dicionários, enciclopédias, livros de história, de ciência, de sociologia, de economia, de política e outros de vários autores para conseguir recolher o material indispensável a uma obra desta envergadura.

Foram tomadas variadíssimas notas e apontamentos, os quais, depois de selecionados, organizados e ordenados cronologicamente, serviram para levar a cabo a feitura deste trabalho, ficando em forma duma sebenta, manual ou de qualquer uma outra coisa, provavelmente, como uma espécie de enciclopédia, onde se aborda um pouco de tudo, desde a formação do Universo à formação das Galáxias, das Estrelas, do nosso sistema solar, da Terra, do aparecimento da vida na Terra, bem como do seu desenvolvimento ao longo dos tempos, até se chegar aos dias de hoje; ao homem atual, ao Sapiens e ao Sapiens Sapiens, e, ainda, ao aparecimento das sociedades humanas e ao seu desenvolvimento, até se chegar à sociedade global dos tempos de hoje, a sociedade a que todos nós pertencemos.

Uma Breve História da Humanidade
ISBN: 9789895460519Edição ou reimpressão: 11-2019Editor: Librum EditoraIdioma: PortuguêsDimensões: 160 x 230 x 16 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 318Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > História > História em Geral
X
Coloque aqui o seu comentário
Uma Breve História da Humanidade
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida das 00:00 do dia 02-12-2019 às 24:00 do dia 20-12-2019

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço de venda em wook.pt, o qual já inclui qualquer promoção em vigor.

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço fixado pelo editor ou importador

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€. Para encomendas de valor inferior a 15€, o valor dos portes é devolvido em cartão Wookmais. Os serviços extra como a entrega ao sábado e Janela Horária têm um custo adicional não gratuito.

Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por CTT Expresso Clássico. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2019. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO EM 24 HORAS
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos Em stock – Envio em 24H*, se efetuar o pagamento até às 19h00 horas de um dia útil, será processada e enviada para o correio no próprio dia.

Note que a encomenda só entra em processamento após a receção do pagamento e que, se esse pagamento for rececionado após as 19h00 horas (hora de Portugal Continental), a encomenda só é enviada no dia útil seguinte.

* esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e sempre sujeita ao stock existente no momento em que a confirmação do pagamento nos for comunicada.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉ-LANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido, salvo atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.

X
wook deve saber


Texto portes gratis mktp
X
wook deve saber


Envio por CTT Expresso e válido para entregas em Portugal Continental.
Entrega na morada indicada pelo cliente, entre as 9h e as 18h, no dia útil seguinte após expedição por parte do vendedor.
O valor dos portes é aplicado a cada artigo adquirido no Marketplace.
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet CC, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.


X
recomendar
Uma Breve História da Humanidade de Amílcar de Melo 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.