10% de desconto

Um Olhar do Norte

Livro 1

de Jorge Olímpio Bento

editor: Campo das Letras, abril de 1997

As páginas deste livro convidam a olhar o Homem, a vida e os lugares através do desporto. Numa linguagem apaixonada, despida de vernizes e de parcimónias melíflulas, denunciam e afrontam um modo de olhar o desporto que vem fazendo escola numa grande parte da comunicação social.
Veiculam o convite para ver o desporto com os olhos de uma cara iluminada pelas ideias e não pelo modo bíblico de zurzir e apedrejar a realidade como se não passasse de uma ignóbil e desprezível prostituta. Porque o que caracteriza a grandeza do desporto, do futebol e dos seus clubes não são apenas as virtudes, são também os defeitos específicos e definitivos das pessoas que lhe dão corpo e alma.
Este posicionamento é suportado pelos lugares que constituem as varandas donde o autor perspectiva o mundo. E que são os da errância da diáspora portuguesa. Mas é, sobretudo, a partir do Porto e do Norte e em nome dos seus princípios e valores que o autor toma partido. Enfrentando o centralismo e as suas vozes de falsete, falhas da harmonia, generosidade e solidariedade que os conceitos de Pátria e País implicam.

Um Olhar do Norte

de Jorge Olímpio Bento

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726100225
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 1997
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 240 mm
Páginas: 180
Tipo de produto: Livro
Coleção: Campo do Desporto
Classificação temática: Livros em Português > Desporto e Lazer > Outros Desportos
EAN: 9789726100225
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Jorge Olímpio Bento

Nasceu em 1946, em Bragança. É licenciado em Educação Física pelo INEF e doutorou-se em 1982 na Universidade de Greifswald, Alemanha. É, desde maio de 1993, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da UP, tendo sido Presidente do Conselho Científico (1986-1996). Entre 1995 e 1998, assumiu o cargo de Pró-Reitor da Universidade do Porto.
Atualmente é Presidente do Conselho Diretivo da referida Faculdade, sendo responsável pela regência da cadeira de Pedagogia do Desporto nos cursos de Licenciatura e Mestrado. Desempenhou as funções de Presidente do Conselho Superior do Desporto de Portugal (2001-2002) e foi Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Porto (1997-1999). É autor de várias publicações na área do Desporto.

(ver mais)