Um Imaginário Europeu

de Maria Isabel Barreno

editor: Editorial Caminho, abril de 2000
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A existência de um país - ou de uma nação, ou de uma comunidade - exige sempre a existência de um imaginário colectivo. De um «nós», sujeito plural que legitimamente se enuncie.
Existe um imaginário europeu? Ou um imaginário diferente em cada país? Somos cidadãos europeus? Qual o «nós» que legitima o enunciado deste cidadão imaginário?
Nas relações de poder entre os países têm papel determinante as imagens que os respectivos cidadãos têm do seu próprio país, e dos países dos outros. Nós (portugueses) temos (ainda?) uma imagem deprimida de nós próprios, o que nos torna particularmente vulneráveis. Sem uma tomada de consciência a este respeito, nenhuma política (de defesa?) da nossa língua e da nossa cultura poderá ser eficaz.
Qual a «pátria» que habita o imaginário dos «emigrantes» portugueses, ou «lusodescendentes», no seu confronto com a orgulhosa sociedade francesa? Qual a pátria deles que os franceses imaginam, e desconhecem?
Partindo de uma experiência concreta, são estes os principais temas e interrogações colocados neste livro.

Um Imaginário Europeu

de Maria Isabel Barreno

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722113656
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: abril de 2000
Idioma: Português
Dimensões: 133 x 209 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Coleção: Nosso Mundo
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios Livros em Português > Política > Política Europeia
EAN: 9789722113656
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Maria Isabel Barreno

Maria Isabel Barreno nasceu em Lisboa, a 10 de julho de 1939. Licenciou-se em Ciências Historico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa. Trabalhou no Instituto Nacional de Investigação Industrial, foi jornalista e Conselheira Cultural para os Assuntos do Ensino na Embaixada portuguesa em Paris. Publicou um total de 24 obras, entre as quais dez romances e quatro livros de contos. Participou também em diversas antologias de contos. Recebeu os prémios Camilo Castelo Branco e do Pen Club para o livro de contos Os sensos incomuns, e o prémio Fernando Namora para o romance Crónica do tempo. A Sextante Editora publicou em 2009 o seu romance mais recente, Vozes do vento.

(ver mais)
Tudo o Que Temos Cá Dentro

Tudo o Que Temos Cá Dentro

10%
Editorial Caminho
11,90€ 10% CARTÃO