10% de desconto

Um buraco no Inferno

João Pinto, o lavrador heresiarca e a Inquisição

de António Ribeiro
editor: Palimage, dezembro de 2006
15,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
VENDA O SEU LIVRO
O que é proposto nas páginas deste livro é uma laboriosa, atenta e inovadora reconstrução do percurso singular de um lavrador da aldeia de S. Martinho de Vale de Bouro, no concelho de Mondim de Basto, que na segunda metade do século XVIII congeminou uma cosmovisão e uma escatologia extraordinárias. Tudo resultou do seu espírito imaginativo, de leituras que fazia e do que ouvia no mundo, quer a clérigos quer aos leigos com quem convivia. À sua volta conseguiu ainda atrair um grupo de adeptos que, fascinados pelas suas ideias, pela expectativa do encontro de tesouros escondidos, pela fama do sucesso dos seus exorcismos, pelas propostas de uma vida diferente, se congregaram num "apostolado" dirigido por João Pinto. Era este o nome do protagonista de todo o enredo.

Um buraco no Inferno

João Pinto, o lavrador heresiarca e a Inquisição

de António Ribeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728999193
Editor: Palimage
Data de Lançamento: dezembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 14 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789728999193

SOBRE O AUTOR

António Ribeiro

António Ribeiro nasceu na Nazaré, em janeiro de 1974.
Licenciou-se em História pela Universidade de Coimbra. Concluiu, em 2002, o Mestrado em História Moderna na mesma universidade com a dissertação Um Buraco no Inferno que, agora, é publicada.
É doutorando em História Moderna, também na Universidade de Coimbra, estando a desenvolver uma investigação acerca do imaginário místico português, erudito e popular. Tem como fundo documental o acervo inquisitorial português concernente a visões, aparições e fenómenos análogos, ao longo dos séculos XVI a XIX.
Colabora ainda com Jornais e Revistas de especialidade. Os seus mais recentes trabalhos nestes órgãos são: a reportagem "Para onde caminha a Albânia?", publicada no jornal PÚBLICO de 31 de outubro de 2006 e o artigo "O parto místico: uma abordagem indiciária", a publicar no número de 2006 da revista Lusitânia Sacra (Universidade Católica).

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU