10% de desconto

Trovadores e Jograis

Introdução à Poesia Medieval Galego-Portuguesa

de Giuseppe Tavani

editor: Editorial Caminho, abril de 2002
Trovadores e Jograis propõe-se como uma viagem através dos textos poéticos que poetas galegos, portugueses, leoneses, castelhanos - e de outras nacionalidades ainda - escreveram e executaram (ou mandaram executar) nas cortes régias e em algumas (poucas) cortes senhoriais da Hispânia ocidental, ao longo de um século e meio, desde finais do século XII até meados do XIV: mais exactamente, daqueles textos que algumas folhas soltas, mas sobretudo os três cancioneiros principais (da Ajuda, da Vaticana e da Biblioteca Nacional) conservaram e transmitiram até aos nossos dias, e que provavelmente constituem uma parte apenas do total da produção poética convencionalmente designada como «galego-portuguesa».
     A esta epígrafe corresponde, como se sabe, um conjunto de quase 1680 cantigas profanas, atribuídas - à excepção de umas vinte, irremediavelmente anónimas - a 153 autores, alguns historicamente bem identificados, muitos outros desconhecidos ou quase, todos porém incluídos no ficheiro final, que sintetiza por cada poeta os dados biobibliográficos disponíveis. A exclusão da poesia mariana do rei Afonso X, o Sábio, obedeceu a vários critérios, entre os quais a diversidade dos vectores manuscritos e a homogeneidade de fundo - temática e formal - de cada um dos dois conjuntos, que os torna praticamente incompatíveis e que exige por cada um deles a aplicação de instrumentos ecdóticos distintos.

Trovadores e Jograis

Introdução à Poesia Medieval Galego-Portuguesa

de Giuseppe Tavani

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722114660
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 141 x 211 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Coleção: Estudos de Literatura Portuguesa
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789722114660
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Bom livro de introdução

Frederico C.

Bom livro de introdução à poesia galego-portuguesa, para que se possa melhor entender toda a temática em volta dos trovadores. Escrito de forma simples e clara; livro de fácil compreensão.