Três Peças Mitocríticas - Volume III

O Eunuco de Inês de Castro - Teatro no País dos Mortos

de Armando Nascimento Rosa
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra, fevereiro de 2012 ‧
Será chocante colocar uma terceira personagem, masculina, a interpor-se entre Pedro e Inês? Mas é o próprio Fernão Lopes que nos fala do escudeiro Afonso Madeira, barbaramente punido por Pedro I, que o mandaria castrar por ciúmes, já que, escreve o cronista num parêntesis sintomático, «o rei muito amasse o escudeiro (mais do que se deve aqui dizer)». E com isto dizia o prosador da corte aquilo que supostamente lhe fora recomendado ocultar.

O Eunuco de Inês de Castro opera assim uma mudança dramática, porventura inesperada, face à abordagem tradicional dos amores de Pedro e Inês. Desvendar na cena o hermafroditismo comportamental de Pedro, ainda que patologicamente vivido (dado o atroz gesto punitivo deste contra Afonso Madeira), constituirá um forte motivo teatral para olhar com novos olhos um enredo que muitos julgariam sabido e explorado por inteiro, e que ganha uma outra amplificação de sentidos nesta fantasmagoria cénica cuja acção decorre, contemporaneamente, no país dos mortos.

Três Peças Mitocríticas - Volume III

O Eunuco de Inês de Castro - Teatro no País dos Mortos

de Armando Nascimento Rosa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892601250
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data de Lançamento: fevereiro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 107 x 177 x 14 mm
Páginas: 156
Tipo de produto: Livro
Coleção: Dramaturgo
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Artes de Palco
Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
EAN: 9789892601250

SOBRE O AUTOR

Armando Nascimento Rosa

Armando Nascimento Rosa (Évora, 1966), dramaturgo, ensaísta e inventor de canções, é autor das peças encenadas e editadas: "Um Édipo" (2003), "Audição - Com Daisy ao Vivo no Odre Marítimo" (2002) e "Lianor no País sem Pilhas" (2001 - Prémio Revelação Ribeiro da Fonte 2000). Divulgou em leituras dramatizadas as peças "Nória e Prometeu - Palavras do Fogo" (2003) e "Espera Apócrifa" (2000), esta última incluída no seu volume de ensaio "Falar no Deserto - Estética e Psicologia em Samuel Beckett". Publicou ainda a tese de doutoramento em Literatura Portuguesa Dramática do século XX "As Máscaras Nigromantes - Uma leitura do teatro escrito de António Patrício" (2003). É professor de Teoria/Estética e Escrita Teatral na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR