Transformar a Pedagogia na Universidade

Narrativas da Prática

de Flávia Vieira

editor: De Facto Editores
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Hoje mais do que nunca, a transformação da pedagogia na universidade é uma necessidade incontornável e difícil de operar. Não se trata apenas de responder ao Processo de Bolonha, que por si só tem exigido uma reforma curricular considerável, envolvendo as instituições num processo de transição paradigmática. Trata-se, também, de acompanhar um movimento mais vasto de construção de novos sentidos para o ensino superior, radicado em mudanças profundas no papel que as universidades hoje desempenham, e que exigem uma atenção crescente às questões da qualidade. Os professores que, nesta obra, narram as suas experiências pedagógicas, dando conta das suas motivações e opções, assim como do valor e limitações das estratégias desenvolvidas, oferecem ao leitor testemunhos da prática de transformação da pedagogia na universidade, os quais reflectem um movimento de centralização no pensamento e acção dos alunos (contra uma pedagogia transmissiva e reprodutora), questionamento e partilha das teorias e práticas dos professores (contra o isolamento profissional e a privacidade das questões pedagógicas), e investigação da própria prática (contra o divórcio entre investigação e ensino, e também entre o investigador e o objecto de investigação). No seu conjunto, os textos apresentados representam episódios de uma mesma história, onde se propõe uma interrogação da cultura pedagógica dominante, traduzida na abertura de espaços de possibilidade. É ainda uma história multivocal, onde o individual e o colectivo convivem na busca da unidade na diversidade. É, finalmente, uma história inacabada, aberta a novos enredos e personagens, já que a transformação da pedagogia se situa sempre entre o que a pedagogia é e o que pode ser, envolvendo professores e alunos na construção de uma educação que seja cada vez mais emancipatória para todos.

Transformar a Pedagogia na Universidade

Narrativas da Prática

de Flávia Vieira

ISBN: 9789899608610
Editor: De Facto Editores
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 206 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 298
Tipo de produto: Livro
Coleção: Praticum
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789899608610
Flávia Vieira

Flávia Vieira é Professora Catedrática no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorada em Educação, tem centrado a sua investigação na formação/ supervisão reflexiva de professores, pedagogia para a autonomia nas escolas e transformação da pedagogia na universidade. Neste último domínio, tem coordenado, desde 2000, projectos multidisciplinares no contexto da universidade onde trabalha: Concepções de pedagogia na universidade: um estudo na Universidade do Minho (2000/2001); Transformar a pedagogia na universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem (2002-2004); Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade (2004-2006); Transformar a pedagogia na universidade: reflectir, (inter)agir, reconstruir (2007-2009). É coordenadora da linha de investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, no âmbito da qual foram se enquadram aqueles projectos e outros relacionados com a formação pedagógica dos docentes, a avaliação de dispositivos de inovação, representações da vida académica, e a colaboração universidade-escolas na produção de conhecimento educacional e na renovação das práticas escolares.

(ver mais)