20% de desconto

Toolkit de Tratamento de Dados Não Numéricos em Ciências Sociais com Software de Livre Acesso

de Carlos Alberto da Silva

editor: Sílabas & Desafios
VENDA O SEU LIVRO i
O recurso a ferramentas informáticas no tratamento e análise de textos ou dados não numéricos tem vindo a tornar-se cada vez mais comum no seio das ciências sociais em geral, e em Sociologia em particular. Materiais empíricos oriundos de questionários com perguntas abertas, transcrições de entrevistas, escritos históricos, textos literários, textos governamentais ou documentos dos partidos políticos, textos, áudios e vídeos dos social media, entre outros, são cada vez mais densos e complexos pelo que não é de admirar que muitos investigadores das ciências sociais procuram o uso de softwares para gerir e explorar os conteúdos e construir sínteses analíticas.

O foco desta obra incide numa das aplicações ou programas de livre acesso. Na impossibilidade de abordar todas as aplicações e programas de tratamento textual, delimito esta obra na abordagem do IRAMUTEQ - Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, um software de livre acesso da corrente francófona, contextualizando a sua aplicação no campo da estatística textual.

Toolkit de Tratamento de Dados Não Numéricos em Ciências Sociais com Software de Livre Acesso

de Carlos Alberto da Silva

ISBN: 9789898842473
Editor: Sílabas & Desafios
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 227 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 154
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Medicina > Medicina Geral
EAN: 9789898842473
Carlos Alberto da Silva

É Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, sendo Diretor desta sub-unidade orgânica desde 2011. Exerce ainda, desde 2011, as funções de Diretor do Programa de Doutoramento em Sociologia da Universidade de Évora e é membro do Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Investigação e Formação Avançada da mesma instituição. É investigador integrado no CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (2011-), sendo membro fundador do polo de Évora do mesmo centro. Possui o título de Agregação em Sociologia das Organizações, grau de Doutor em Sociologia e de Mestre em Sociologia da Universidade de Évora. Possui ainda como habilitações a Licenciatura em Investigação Social Aplicada da Universidade Moderna de Beja e o Bacharelato em Radiologia da ESTeSL. É autor e coautor de vários artigos científicos, livros e relatórios técnicos e científicos. Entre as publicações em coautoria com Joaquim Fialho, José Saragoça e outros, é de salientar o livro Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET, e com Francisco Ramos a obra Tratado das Alcunhas Alentejanas. Da sua autoria, são de relevar os seguintes livros: Reencontro com o mundo organizacional: uma abordagem sociológica; ©O Labirinto da Enfermagem: Participação e Profissionalismo; ABC do SPSS for Windows – Introdução ao Tratamento e Análise de Dados em Ciências Humanas e Sociais. Na atualidade, as suas principais áreas de interesses de investigação são a Sociologia das organizações, a Sociologia da saúde, Redes e cooperação territorial e transfronteiriça, Diagnóstico sociológico e análise prospetiva e Avaliação em tecnologias da saúde.

(ver mais)
20%
Edições Almedina
30,32€ 37,90€
portes grátis