30% de desconto

Tó Carvalho

Guardião de Memórias

de Afonso Almeida Brandão
Editor: Colecções Paleta, novembro de 2017 ‧
20,00€
14,00€
30% DESCONTO IMEDIATO
portes grátis
Para maioria dos portugueses,Tó Carvalho é um pintor que confirma a sua própria imagem de Portugal.As exposições que tornaram o artista conhecido em meados dos anos 80,de um publico mais alargado entre nós e em alguns paises europeuse, posteriormente,na América do Sul e Ásia,mostram que este fenómeno não se deve a uma determinada maneira de pintar que representa a Escola Clássica dos Sécs.XVIII e XIX que Tó Carvalho acabaria por abraçar como opção pessoal e determinante.

Contudo,em nossa opinão,oque é decisivo são antes os temas dos quadrosem si,assim como o facto de as cenas representadas traduzirem um directa referencia á serra,ao prado,á ribeira,á escarpae sobretudo ao Povo,decdindo a dar -lhe forma e vida,ressaltando no cénarioda fainarural ou da marinha,do casario urbano ou rustico,da Natureza mas também no idílico romance num prado(pag.15),no ambiente monásticodo históricoou em cenas da forja e do estábulo(pag.21),dos barcos,do mar e dos pescadores(pag.27)com a exactidão realista dos pormenores de cada tema que a execução lhe confere e realçade forme harmoniosa e equilibrada.

Tó Carvalho

Guardião de Memórias

de Afonso Almeida Brandão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899918887
Editor: Colecções Paleta
Data de Lançamento: novembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 183 x 232 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 97
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789899918887

SOBRE O AUTOR

Afonso Almeida Brandão

Afonso Almeida Brandão nasceu na Beira (Moçambique), no dia 22 de setembro de 1950. Jornalista profissional, Biógrafo e Crítico de Arte. É o primeiro de três filhos de Jaime Horta Galvão d'Almeida Brandão e de Maria da Conceição de Almeida Fernandes Pereira D'Eça. Os registos da Árvore Geneológica da Família do Jornalista e Escritor remontam a Carlos Magno, sendo curioso notar o entroncamento posterior de nomes de várias famílias ilustres que deram origem a este Autor, com particular destaque para D. Inês de Castro, casada com o Rei de Portugal, D. Pedro I. Os Pereira D' Eça nasce da parte de um dos filhos do casal monarca. Fazem parte desta ilustre linhagem nomes como Eça de Queiroz, Júlio Dantas e de sua Avó materna, a Condessa de Pádua, Maria Judith de Almeida Fernandes Pereira D'Eça. Afonso Almeida Brandão contudo, viria a adotar o apelido nortenho do lado paterno, os Almeida Brandão, conhecidos industriais abastados do Porto.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU