Teoria da Interpretação
SINOPSE
A obra é constituída por quatro ensaios que têm como base as conferências proferidas por Ricoeur, em 1973, numa Universidade norte-americana e que têm como fio condutor o objectivo de estabelecer uma teoria, geral e sistemática, que explique a unidade da linguagem humana para além dos seus múltiplos usos possíveis. Trata-se, em suma, de uma síntese das conclusões do autor sobre a questão hermenêutica.
Assim, Ricoeur sugere a existência de uma dialéctica do discurso entre evento e significação, para superar a dicotomia do modelo estruturalista e propõe que se repense a semântica como ciência distinta da semiótica.
Neste contexto, analisa o discurso, como acto de linguagem, e a sua referência, defendendo a função referencial do discurso como o único meio de ligação entre a linguagem e o problema da verdade, a fala e a escrita, como dois modos de actualização do discurso, a metáfora e o símbolo, nos seus aspectos comuns e diferenças.
Quanto à relação entre explicação e compreensão, defende que a explicação, embora necessária, não é suficiente para interpretar um texto, pois a interpretação implica apropriação da significação do texto pelo leitor.
Tradução de Artur Morujão
Introdução e comentários de Isabel Gomes.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 978-972-0-41072-6 |
| Editor: | Porto Editora |
| Data de Lançamento: | julho de 1995 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 140 x 209 x 5 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 208 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Filosofia - Textos |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
Filosofia
|
| EAN: | 978972041072620 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Paul Ricouer
Marcelo Rebelo
Nesta obra de Paul Ricouer podemos encontrar as suas reflexões acerca da comunicação/linguística e teoria hermenêutica. A introdução de Isabel Gomes ajuda bastante a situarmo-nos diante do pensamento do autor.
LIVROS DA MESMA COLEÇÃO
-
Introdução às Lições sobre História da Filosofia10%Porto Editora11,70€ 10% CARTÃO
-
O Mestre10%Porto Editora8,40€ 10% CARTÃO