10% de desconto

Teologia e Interpretação

de Arnaldo de Pinho

editor: Letras e Coisas, novembro de 2012
Arnaldo de Pinho é um pensador emancipado, no sentido apontado por Jacques Rancière: emancipados são aqueles ‘que ligam constantemente o que vêem com aquilo que já viram e disseram, fizeram e sonharam’.
Arnaldo de Pinho é um teólogo, e a missão do teólogo é ligar. O discurso teológico é uma instância da linguagem que tem uma função hermenêutica: articular o âmbito das afirmações simbólicas com o âmbito das afirmações dogmáticas. Esta tarefa não tem sido fácil, segundo se afirma num dos artigos deste volume, porque a teologia nem sempre tem sabido encontrar a melhor posição, situada algures entre o acontecimento fundador de Cristo e a linguagem da fé construída ao longo da história do Cristianismo, para trazer o mistério ao dizer da fé. Sem nunca perder a noção do seu lugar institucional, Arnaldo de Pinho sempre deu mostras dum espírito sagaz e sereno, e por isso crítico, e tem sido uma voz respeitada no mundo académico, mesmo fora da esfera da teologia, ou talvez melhor dito, sobretudo fora da esfera da teologia. Os textos publicados neste volume (o primeiro de cinco) abordam precisamente as relações entre a teologia e a interpretação, ao longo da história e nos nossos dias.

Teologia e Interpretação

de Arnaldo de Pinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728908478
Editor: Letras e Coisas
Data de Lançamento: novembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 218 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 723
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Bíblicos Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Teológicos
EAN: 9789728908478
Arnaldo de Pinho

Arnaldo Cardoso de Pinho (Moldes, Arouca, Área Metropolitana do Porto, 22 de junho de 1942) é um professor universitário, filósofo, teólogo e homem de cultura. Antigo Diretor e Membro do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa - Porto.

Foi ordenado padre a 1 de agosto de 1965, sendo atualmente Cónego e Presidente do Cabido da Sé da Diocese do Porto e Membro do Conselho Presbiteral.

Arnaldo de Pinho nasceu no lugar de Fundo de Vila, em Moldes, Arouca em 1942. Frequentou entre 1971 e 1976 a Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, onde estudou Teologia e Filosofia, assim como História e Cultura Francesa, vindo a doutorar-se em Ciências Religiosas. Doutorou-se ainda em Salamanca no ano de 1987, na Universidade Pontifícia.

É professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tendo também sido diretor da Faculdade de Teologia (Porto). É mais um arouquense muito ligado à cidade do Porto e às suas instituições universitárias e de cultura. Tem inúmeros artigos publicados, sobretudo na revista Communio, Humanistica e Teologia, Diálogo Ecumenico (Salamanca), Nova Renascença. Tem colaborado em vários Congressos e Colóquios em Portugal e no Estrangeiro.

Entre as suas obras, destacam-se, em colaboração: Pasion de Verdad, Newman cien años después (Salamanca, 1992) e Le monde politique a changé. Quelle culture pour quelle Europe (Saarbrucken, 1990).

Como obra própria, destaca-se: Desmitologização ou Interpretação, O que é a Teologia, Uma Cristologia para a identidade cristã na Modernidade; O Pensamento cristológico de D. António Ferreira Gomes; D. António Ferreira Gomes, Antologia do seu Pensamento (três volumes), seleção e notas, introdução ao II Vol.; Fé/Cultura, dois volumes (1987/92); Cultura da Modernidade e Nova Evangelização (Porto, 1991); Comentário à Exortação Apostólica "Christifiteles Laici", 3.ª ed. 1991. Leonardo Coimbra, Filosofia e Teologia, novembro de 1998. Biografia de D. António Ferreira Gomes, intitulada Crónica de um amor à verdade.

(ver mais)
Jesus, Um Fio de Sedução

Jesus, Um Fio de Sedução

10%
Letras e Coisas
10,00€ 10% CARTÃO
Dispersos

Dispersos

10%
Letras e Coisas
25,01€ 10% CARTÃO
portes grátis