Teodoro de Almeida
Oração e Memórias na Academia das Ciências de Lisboa
Livro 9
Sobre
o LivroO padre oratoriano Teodoro de Almeida (1722-1804) marcou de modo determinante o panorama cultural português da segunda metade do século XVIII. Professor de Filosofia natural, o seu papel como divulgador das ciências ficou demonstrado pelas obras que nos deixou: os dez volumes da Recreação Filosófica (1751-1800), os três volumes das Cartas Físico-Matemáticas(1784-1798) e vários textos relacionados com o que então se designava por filosofia natural.
A relevância de Teodoro de Almeida ficou também expressa pela sua obra devocional ou de incidência moralista, cujo exemplo mais conhecido é o Feliz Independente do Mundo e da Fortuna (1779).
Após o seu regresso do exílio, em 1778, Almeida integraria o grupo fundador da Academia das Ciências de Lisboa, tendo então proferido a polémica Oração de Abertura da Academia. Os textos aqui publicados constituem uma marca da sua participação, enquanto sócio-fundador, na atividade da Academia das Ciências de Lisboa.
Coleção CIÊNCIA E ILUMINISMO
A coleção Ciência e Iluminismo integra obras científicas portuguesas da segunda metade do século XVIII e primeiro quartel do século XIX. O seu principal objetivo é o de proporcionar um melhor conhecimento das fontes para a história da produção científica em Portugal ao longo do referido período, que corresponde a uma época de especial relevância na história das ciências em geral.
São editados nesta coleção textos inéditos ou que, quando publicados, tiveram reduzida circulação e permanecem hoje inacessíveis ao público interessado em conhecer as mais relevantes contribuições para a história da ciência em Portugal. Para além dos textos originais, cada obra inclui um ensaio introdutório de enquadramento e análise dos materiais editados.