Wook.pt - Taxicidade

Taxicidade

de Andréa Menezes, Elsa Semedo, Bruno Oliveira, Carlos Luís Ramalhão e Nelson Reis 

15,14€
10%
Portes
Grátis
10% de desconto em CARTÃO
Envio até 4 dias
portes grátis
Sinopse

Um táxi. Cinco motoristas. Cinco dias úteis. Inúmeras histórias escritas nos estofos gastos de um velho Mercedes. O passo lento do taxímetro leva ao destino personagens que se revelam durante o percurso da viagem e das suas vidas.

Críticas

Taxicidade é um livro que nasceu do encontro entre cinco jovens amigos desejosos de escrever e explorar em texto a sua criatividade.
Andréa, Bruno, Carlos, Elsa e Nelson, os autores do livro, conheceram-se num workshop de escrita criativa no Espaço T, no Porto.
O gosto pela escrita e as afinidades levaram-nos a manter o contacto após o fim do curso.
Foi num desses encontros que nasceu a ideia de aproveitar as diferenças de estilo para criar uma unidade comum — um livro cujos contos reflectem bem a individualidade de cada um, mas cujo tema central confere o fio condutor necessário à narrativa.
Um táxi. O Porto. Cinco dias. E o resto ficou ao critério de cada um...

Antes de mencionar sucintamente cada uma das cinco histórias ou contos de que este livro é composto, gostaria de me referir ao cenário que é proposto como o seu pano de fundo, ou seja, ao seu motivo ou tema comum: um táxi na cidade.
Trata-se de um espaço com um potencial imagético peculiar por várias razões.
Em primeiro lugar, as viagens de táxi representam geralmente um contacto entre pessoas desconhecidas. Ainda que o propósito dos utentes seja normalmente o de se fazerem transportar a um determinado destino, a dimensão de inesperado pode atravessar estas viagens.
Uma tal dimensão de inesperado não está muitas vezes dissociada da efemeridade do contacto e do carácter casual e descomprometido dos diálogos que podem surgir para passar o tempo. Em tais contextos a comunicação pode ser uma surpresa.
Por outro lado, apesar da confiança tácita que depositamos quando viajamos de táxi, não deixa de existir uma desconfiança latente: afinal, as pessoas não se conhecem de lado nenhum, nem sabem nada sobre a vida profunda de cada um. De novo, a surpresa espreita. E as estórias podem surgir.
É neste cenário que os nossos autores desenvolvem as suas capacidades imagéticas e narrativas e burilam a escrita de modo a envolverem os leitores no processamento de cada história.
É natural que, sendo este livro constituído por contos de autores diferentes, os leitores sejam confrontados com registos de escrita diferentes e com formas de imaginar diferentes. E é isso que acontece neste livro.
Mas devo assinalar, no entanto, que para além do fio condutor temático e do táxi ser sempre o 73, a capacidade de prender os leitores à escrita é também comum aos nossos autores.
Como não pretendendo, com esta pequena apresentação, desvendar aquilo que ao leitor cumpre fruir através da leitura do livro, referirei apenas sucintamente o enquadramento dos contos que este livros apresenta.

Na conto da autoria de Andréa Menezes — «Um homem comum» — vemos como, surpreendentemente, a opacidade de vida afectiva íntima das pessoas pode irromper numa conversa de estranhos — o taxista e dois dos passageiros dessa jornada — e levar a quebrar o gelo comunicacional que tantas vezes torna dolorosa uma proximidade conjugal vivida como incompreensível e sofrida distância.
Este é o núcleo temático do conto: o desamor como desencontro que perdeu o ânimo e a fé na comunicação — era esse o azedume em que vivia o taxista — e, simultaneamente, o vislumbre do encontro pela palavra que de novo ousa enfrentar o desalento e batalhar pelo amor. A matriz romântica desta história é, pois, acentuada.

No conto do Bruno Oliveira — «O farol» — a luz do farol é metáfora para nos lançar num mundo de estranhas viagens, de estranhos passageiros, e de estranhos destinos.
Imprimindo uma dimensão surrealista à sua narrativa, o mistério e o suspense adensam-se progressivamente e o acumular de sinais vai conduzindo o leitor para um fim inesperado.
O taxista, que inicialmente cumpre a sua missão de transportar os passageiros, acaba por se ver fortemente envolvido na história quando se depara com o grande amor da sua vida na cabina do seu veículo. Mas, nesta estória, os extremos tocam-se e a vida e a morte rondam-se sempre uma à outra… Basta alguém que lhes dê a mão.

No conto da Elsa Semedo — «Missão Táxi» — a via de acesso às histórias é o retrovisor. É ele o narrador, é através dele nos tornamos familiares com o perfil do taxista que conduz o táxi e com os personagens que são transportados no banco de trás.
Também aqui a dimensão surreal está presente, quer pelas situações comunicacionais bizarras e humorísticas com que somos confrontados, quer pela dimensão de twilight zone para que a viagem do reincidente passageiro — Dom Melo Phargatello — nos remete.
E vemos gradualmente como é que nesta estória a «missão táxi» se acaba por transformar numa «missão terra».

No conto de Nelson — «Há cada Diabo» —, a apetência para a situação de limiar é dada pela identidade única do passageiro que a Justino, o taxista do 73, é dado transportar. Não gosta que o tratem por Senhor, prefere que o chamem Doutor. Mas não se trata de um intelectual, antes de um gestor dos tempos.
A viagem é longa e o humor é uma constante nesta narrativa. Para além de diálogos inspirados que recorrem a trocadilhos e a segundos sentidos das palavras, o taxista desta história é não só desvendado pelas conversas que mantém com os passageiros mas também pela voz off que nos devolve em palavras os seus pensamentos e comentários.
Habituado a transportar pessoas sui generis, Justino Fonseca pensa que lhe calhou mais uma dessas bizarras personagens na rifa e o seu tom de gozo só desaparece quando a menção de um nome torna tudo mais sério.

Finalmente o conto de Carlos — «Sentido único» — coloca-nos a via única da psicopatia.
O taxista deste conto destila a sua obsessão pela unicidade e a sua repulsa pelas imitações e pelos sósias, fazendo de cada passageiro vítima das pulsões que assomam na personalidade oculta e conturbada que nele habita.
Num imaginário sobressaltado que corre desenfreado pela mente do condutor, os leitores apercebem-se de que algo de muito estranho se passa e que os utentes do táxi correm perigo de morte.
Escapa o Júlio Isidro — mas será mesmo o próprio? — apesar de deixar para trás a bagagem.
O conto, que se desenvolve em crescendo e ao sabor da esquizofrenia à solta do taxista deixa antever um final trágico. Mas é preciso esperar até à última página.

E, referidas sucintamente as estórias, há agora que fazer algumas considerações finais.

A primeira é para dizer que é com gosto que acolhemos estes amantes da escrita como novos autores da nossa editora. Tem sido nossa politica facultar a autores que procuram editar o seu primeiro livro dar-lhes essa oportunidade. E, sempre que isso acontece, temos esperança que aí possa começar um bonito percurso.

Um primeiro livro, por si só, não é nenhum percurso, mas representa um importante passo. Um passo que deve ser acarinhado e envolvido no gosto da partilha.

A segunda consideração final é para aconselhar, naturalmente, a leitura do livro, pois que, como editor, acredito que ele pode proporcionar o prazer de uma leitura que vale a pena partilhar. Provem as palavras, pois, e digam de vossa justiça.

Espaço era uma Vez no Porto
Porto, 20 de Dezembro de 2008
Rui Grácio

Taxicidade
de Andréa Menezes, Elsa Semedo, Bruno Oliveira, Carlos Luís Ramalhão e Nelson Reis 
ISBN: 9789896140847Edição ou reimpressão: Editor: Pé de Página EditoresIdioma: PortuguêsDimensões: 150 x 210 x 12 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 160Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
X
Coloque aqui o seu comentário

Taxicidade

a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber

Promoção válida para o dia 16-01-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
recomendar

Taxicidade de Andréa Menezes, Elsa Semedo, Bruno Oliveira, Carlos Luís Ramalhão e Nelson Reis 

Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.

Caso este produto fique disponível, será alertado por email

X
wook deve saber

Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.

Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:

X
wook deve saber

Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

X
wook deve saber

O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.

X
wook deve saber

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades

X
subscrever newsletters
subscrever newsletters

Estimado(a) subscritor(a), de seguida irá receber, no endereço de email , uma mensagem com mais informações sobre esta subscrição.
Obrigado.

X
não encontrou wook procura?

Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos

lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade só serão enviados na data indicada. Normalmente são entregues no data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia

Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!

Seja informado sobre promoções destes produtos

X
Ocorreu um erro

Por favor tente novamente mais tarde.

X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados

Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.

X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Efetuar o login;
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.