10% de desconto

Sultão

O Burreco Que Veio de Miranda

de Isabel Maria Fidalgo Mateus; Ilustração: Cristina Borges Rocha

editor: Gráfica Ediliber, Lda, julho de 2015
Sultão, O Burreco Que Veio De Miranda é a segunda novela em que Isabel Mateus mergulha na ruralidade portuguesa.

Nesta narrativa a autora traça explicitamente um percurso de revalorização e de reinvenção de um mundo rural, no qual o desempenho da espécie asinina (quase) em vias de extinção é fundamental. Aliás, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) considera que "Esta novela não é só uma estória: pouco tem de inverosímil e as peripécias que relata não dizem respeito apenas ao Sultão. Antes, cabem na vida do protagonista as histórias dos muitos burros que povoam e povoaram Trás-­os-­Montes nas últimas décadas, Burros de Miranda ou não. De companheiros de lavoura a fardos dispensáveis, tornou-­se premente a procura de novas funções que justificassem a sua existência e garantissem o seu bem­-estar. O reconhecimento da importância do seu papel no turismo, na educação ambiental e cívica ou na terapia assistida foi sem dúvida um grande passo. Mas o caminho para a sua dignificação ainda é longo".

Na verdade, o último capítulo da novela intitulado "O regresso ao Palheiro do Sultão" é a porta aberta para essa "dignificação" de que dá conta a AEPGA, porque se trata afinal do que corresponde na realidade atual ao Centro de Acolhimento do Burro de Pena Branca, Miranda. Em suma, este episódio retrata o final de um ciclo de vida que se (re)inicia no Centro de Valorização do Burro de Miranda, em Atenor, ou na loja de qualquer criador devidamente preparado e responsável.

Sultão

O Burreco Que Veio de Miranda

de Isabel Maria Fidalgo Mateus; Ilustração: Cristina Borges Rocha

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892055855
Editor: Gráfica Ediliber, Lda
Data de Lançamento: julho de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 211 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Contos Fábulas e Narrativas > Juvenil
EAN: 9789892055855
Isabel Maria Fidalgo Mateus

Transmontana de nascimento, Isabel Maria Fidalgo Mateus é uma escritora portuguesa radicada no Reino Unido desde 2001.
Contando já com uma vasta obra, a autora é mais conhecida por abordar temáticas que incidem sobre a ruralidade e a diáspora. Em 2011, o seu livro de contos da infância rural O Trigo dos Pardais foi incluído no Plano Nacional de Leitura.
Já o livro A Terra do Chiculate - Relatos da Emigração Portuguesa teve tradução francesa, em 2015. Contos do Portugal Rural existe em inglês e chinês, e o O Trigo dos Pardais possui uma versão chinesa.

Tendo-se licenciado em Português-Francês Via Ensino na Universidade de Évora, lecionou em Portugal durante 10 anos. Posteriormente, obteve o grau de doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de Birmingham, onde ensinou Língua e Literatura. Em seguida, conciliou ainda o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação. Na atualidade, dedica-se exclusivamente ao velho sonho da escrita.

(ver mais)
Madalena

Madalena

10%
Gráfica Ediliber, Lda
18,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Anna, a Brasileirinha de São Paulo

Anna, a Brasileirinha de São Paulo

10%
Gráfica Ediliber, Lda
20,90€ 10% CARTÃO
portes grátis