10% de desconto

Solaris

de Stanislaw Lem
Editor: Antígona, fevereiro de 2021 ‧
16,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
Em tradução directa do polaco, Solaris (1961) é uma das obras de ficção científica mais complexas e filosóficas, e consagraria Stanislaw Lem (1921-2006) como autor de culto.

Publicado em Varsóvia, em pleno regime comunista, e adaptado ao cinema por Andrei Tarkovski, em 1972, e Steven Soderbergh, em 2002, é dominado por um imenso e enigmático oceano planetário, capaz de controlar as emoções e as memórias de exploradores à beira da loucura, isolados numa estação espacial.

Neste romance psicológico sobre a incomunicabilidade, a angústia face ao insondável e a incapacidade humana de lidar com o desconhecido sem causar destruição, Stanislaw Lem leva-nos a um planeta distante para revelar os eternos abismos e buracos negros da alma.

Solaris

de Stanislaw Lem

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726083962
Editor: Antígona
Data de Lançamento: fevereiro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 205 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ficção Científica
EAN: 9789726083962

A condição humana à luz de dois sóis

António J. Figueira

"Solaris" destaca-se dos seus congéneres literários na medida em que coloca a descoberto as fragilidades da condição humana enquanto envolve o leitor num novo mundo com regras próprias. Neste sentido, não deixa de ser irónica a ideia que Lem propõe: foi preciso viajar anos-luz de distância para o Homem ter oportunidade de se conhecer. Paralelamente, esta obra evidencia como o ser Humano reage ao desconhecido e se redescobre, o que na minha opinião é magistralmente ilustrado pelo modo como a ciência que estuda o planeta Solaris - a solarística - evolui ao longo dos anos. Este cruzamento entre a filosofia e a ficção científica não podia ser outra coisa do que altamente recomendável.

Clássico

Ricardo

Um clássico da ficção científica que extravasa os limites do género. Não é só um livro de ficção científica, é um romance existencialista sobre a condição humana que devia ser lido por todos para compreender a nossa realidade. Recomendo

"We have no need of other worlds. We need mirrors."

Edgar Costa

O ser humano e a sua demanda de entender o universo... Mas o que será que irá encontrar? Ao contrário da maioria dos livros de ficção cientifica (que retratam a descoberta de novas civilizações), Stanislaw Lem leva o leitor a Solaris, um planeta bastante diferente da Terra que acima de tudo irá levar o leitor a explorar os limites do que é ser humano.

SOBRE O AUTOR

Stanislaw Lem

Stanislaw Lem (1921-2006) é um dos mais traduzidos e destacados autores polacos. Nos anos 40, estudou medicina e psicologia em Lviv e em Cracóvia. Foi forçado a obter documentos falsos – que o salvaram das câmaras de gás de Belzec – e, como mecânico, dedicou-se a sabotar carros alemães durante a invasão nazi. Publicou Solaris (1961), A Voz do Dono (1968) e livros com um humor inimitável, como Memórias Encontradas numa Banheira (1961) e Congresso Futurológico (1971). Em 1976, foi expulso da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica, por ter criticado a qualidade da produção norte-americana no género. Legou-nos uma obra profundamente filosófica, norteada pela reflexão sobre as limitações humanas, o lado negro do progresso e o lugar do homem no Universo. Perdurará neste planeta como um mestre da sátira e da imaginação.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU