Sofia e o Pinheiro

de Anabela Spranger

editor: Edições Vieira da Silva
Numa linguagem fluida e simples, tendo em conta o universo etário dos leitores, o narrador conta-nos a história de uma jovem pré-adolescente, de onze anos de idade, Sofia, e do seu novo amigo, um Pinheiro, que "reside" junto à casa dos seus avós, numa aldeia.
Sofia é bastante curiosa perante a natureza que a rodeia, questionando tudo e todos à sua volta. Por esse motivo, tem a alcunha de Minibiblioteca e decide fazer sozinha as suas pesquisas, sempre munida de um bloco de apontamentos.
Numa tarde de verão, inesperadamente, torna-se amiga e confidente de um Pinheiro muito especial. Sentada num dos seus ramos, ouve atentamente as histórias que este lhe conta, pois ao longo de dois séculos, há algumas que viveu e diverte-se ao recordá-las.
No diálogo travado entre ambos, aborda-se o tema principal, os incêndios florestais. De uma forma leve mas didática, alude-se igualmente às relações familiares, à amizade, à mentira e traição entre amigos.
O narrador refere ainda a época natalícia e a simbologia dos pinheiros nesta quadra. É também intemporal a breve alusão histórica à construção das naus com madeira de pinheiros e a passagem pelo Cabo da Boa Esperança.
No final, em sonho, Sofia fornece ao leitor algumas hipóteses de proteger a natureza e os seres humanos, algo que é transversal em toda a história.

Sofia e o Pinheiro

de Anabela Spranger

ISBN: 9789897365263
Editor: Edições Vieira da Silva
Idioma: Português
Dimensões: 195 x 261 x 6 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 46
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Livros Infantis de Ficção > Infantil (6 a 10 anos)
EAN: 9789897365263
Edições Vieira da Silva
6,50€ 10% CARTÃO
Envio até 5 dias úteis
Editorial Caminho
12,72€ 10% CARTÃO