Sobre a Tradução

de Paul Ricoeur

editor: Cotovia, outubro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Pode dizer-se que Paul Ricoeur (1913-2005) começou a carreira filosófica por uma tradução, a de Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie de Edmund Husserl; dedicando-se mais tarde à hermenêutica, de que se tornou um dos grandes representantes em França. A tradução e os problemas que esta coloca, tanto no plano linguístico como do ponto de vista mais abrangente da filosofia da linguagem, estão assim no centro da sua reflexão. Ricoeur debruçou-se também sobre a interpretação da Bíblia, debatendo minuciosamente os contextos das suas diferentes traduções.

Os três textos aqui reunidos constituem um conjunto coerente onde o autor procura libertar-se do dilema já muito conhecido: teoricamente, a tradução seria impossível, mas tem sido sempre praticada. Ricoeur pretende acabar com esta máxima prejudicial à tradução, propondo que a tradução encarada como a criação de uma "equivalência sem identidade". Permite-nos deste modo compreender a necessidade de voltar constantemente a traduzir os textos que cada época tenta transformar em "clássicos". A tradução surge então como uma das componentes da dinâmica cultural que institui um presente, fazendo uma releitura da tradição, assim restituída à vida.

Sobre a Tradução

de Paul Ricoeur

ISBN: 9789727951383
Editor: Cotovia
Ano: 2005
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 204 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 70
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789727951383
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Paul Ricoeur

Paul Ricoeur (1913-2005) foi um dos maiores filósofos e pensadores franceses do Pós-guerra. Deu aulas em várias universidades (Estrasburgo, Sorbonne, Nanterre, Lovaina, Chicago) e escreveu uma obra vastíssima e polifacetada, com contribuições importantes para diversas áreas, das quais se destacam a ética, a hermenêutica, a fenomenologia, a psicanálise, a história, a teoria literária, a teoria crítica, a filosofia política e os estudos bíblicos. Dele, a Edições 70 publicou Teoria da Interpretação, A Simbólica do Mal, Discurso da Ação, Amor e Justiça, Vivo até à Morte, A Crítica e a Convicção, bem como Diálogo sobre a História e o Imaginário Social (com Cornelius Castoriadis).

(ver mais)
Porto Editora
11,70€ 10% CARTÃO
Edições 70
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis