Senhoras e Mulheres na sociedade Portuguesa do Século XIX

de Irene Vaquinhas

editor: Edições Colibri, abril de 2000
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Nesta obra, que colige artigos e comunicações feitos ao longo de mais de dez anos, procura-se esboçar quadros de vida, valores e mentalidades femininas através de fragmentos fugazes dos quotidianos.
Pequenos passos que ajudam a compreender como se foi construindo a individualidade feminina num século em que a reivindicação do direito à instrução constitui um dos elementos-chave do acesso à cidadania.

Senhoras e Mulheres na sociedade Portuguesa do Século XIX

de Irene Vaquinhas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727721122
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: abril de 2000
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 198
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789727721122
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Excelente

Cristina

Uma leitura obrigatória quando se estuda ou quer aprender mais sobre o papel da Mulher na sociedade portuguesa de Oitocentos. Com a qualidade da Professora Irene Vaquinhas.

Irene Vaquinhas

Irene Vaquinhas é professora catedrática do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona disciplinas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, e coordena o 3.º Ciclo em Altos Estudos em História e o 2.º Ciclo em História, Especialização em Museologia. É membro do "Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra", da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem ministrado cursos e seminários em universidades estrangeiras, participado em projectos de investigação internacionais, colaborado em actividades cívico-culturais e de extensão universitária, bem como orientado numerosas teses de doutoramento, de mestrado e de trabalhos de pós-doutoramento, tanto em Portugal como no estrangeiro. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo da sociedade portuguesa durante o século XIX e a primeira metade do século XX.
Doutorou-se em 1991 com a dissertação intitulada Violência, justiça e sociedade rural. Os campos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Penacova de 1858 a 1918 (Porto, Afrontamento, 1996). Entre as suas publicações destacam-se "Senhoras e mulheres" na sociedade portuguesa do século XIX (1.ª edição, Lisboa, Colibri, 2000; 2.ª edição, 2011); Nem Gatas Borralheiras, Nem Bonecas de Luxo. As Mulheres Portuguesas Sob o Olhar da História (Séculos XIX-XX), Lisboa, Livros Horizonte, 2005; As mulheres no mundo contemporâneo. História comparada, Coimbra, FLUC, 2005; Nome de código "33856". Os "jogos de fortuna ou azar" em Portugal entre a repressão e a tolerância (De finais do século XIX a 1927), Lisboa, Livros Horizonte, 2006. Colaborou na História de Portugal, Direcção de José Mattoso, V vol. - O Liberalismo (1807-1890) (Lisboa, Círculo de Leitores, 1993). Fez a coordenação científica do vol. III da obra História da Vida Privada em Portugal (A Época Contemporânea), dirigida pelo Prof. Doutor José Mattoso, sendo também autora de diversos capítulos. Este volume foi distinguido, no ano de 2012, com uma Menção Honrosa do Grémio Literário 2011.

(ver mais)
História Comparada das Mulheres

História Comparada das Mulheres

10%
Livros Horizonte
16,96€ 10% CARTÃO
portes grátis