10% de desconto

Saudades do Rio Dão

de José Abrantes
idioma: português, português do brasil
Editor: Chiado Books, julho de 2014 ‧
12,00€
10% DESCONTO CARTÃO
Este livro conta a história romanceada de Abílio d’Abrantes, um humilde português da Aldeia do Penedo, Freguesia da Lageosa do Dão, Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, na Beira Alta. Sabe-se que ao redor do mundo existem milhões de histórias e vivências como esta, especialmente de portugueses, italianos e espanhóis, sendo que a aqui descrita serve como forma de dar voz e vida a estas pessoas que foram obrigadas, pela vida, a deixar para trás mais do que sua terra natal. Deixaram sua cultura e sua gente. Deixaram suas raízes. Abílio d’Abrantes, desembarcou no porto do Rio de Janeiro, Brasil, em 7 de fevereiro de 1923, aos 23 anos, fugindo do frio e das dificuldades da vida pobre da sua aldeia. Casou-se, em 1935, com uma filha de imigrantes italianos, a Maria do Rosário Marzullo. Tiveram quatro filhos: Elisa, Laura, Natal Antônio e José. Abílio conheceu dois netos: Ronaldo e Reinaldo Abrantes Coelho. Abílio nunca retornou a Portugal e todo dia pensava na Aldeia e no seu querido Rio Dão. Abílio morreu em 7 de fevereiro de 1963, aos 63 anos, doente, pobre e muito triste. Morreu exatamente 40 anos após chegar ao Brasil e no dia que seu filho José Abrantes completava 12 anos. Foram 40 anos de saudades, com muitas histórias e vivências. Abílio d’Abrantes morreu com muitas saudades de Portugal, sonhando com as águas do Rio Dão que, com certeza como lágrimas lá se vão.

Saudades do Rio Dão

de José Abrantes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895114153
Editor: Chiado Books
Data de Lançamento: julho de 2014
Idioma: Português, Português do Brasil
Dimensões: 142 x 221 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Coleção: Viagens na Ficção
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789895114153

SOBRE O AUTOR

José Abrantes

José Abrantes, nasceu na quarta feira de cinzas, 07/02/1951, no Morro Nova Cintra, no Bairro do Catete, no Rio de Janeiro, Brasil.
Tem também a cidadania portuguesa.
É Engenheiro Mecânico, Doutor (D.Sc.) em Engenharia de Produção e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj.
É filho de Abílio d’Abrantes (1899-1963) e Maria Marzullo Abrantes (1918-2001).
Seu pai é natural da Aldeia do Penedo, Freguesia da Lajeosa do Dão, Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, Centro de Portugal.
Sua mãe nasceu no Brasil, sendo filha de Emilio Marzullo (1886-1976) e Filomena Bruno, italianos oriundos de Paola Cosenza, na Região de Régio Calábria, Sul da Itália.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU