10% de desconto

Roteiro Sentimental: Douro

de Manuel Mendes

editor: Edições Afrontamento, agosto de 2005
Estas crónicas são as histórias e as impressões que o autor recolheu, em contato com a gente humilde da Região - rurais, pescadores, barqueiros (os que atravessam o rio de um lado para o outro), marinheiros (os que traziam o vinho do Alto Douro até à Foz), profissionais de vários ofícios, alguns hoje em vias de se perder, contadores populares de histórias, memórias esparsas da Região... Escritas entre 1961 e 1963, estas crónicas de viagem constituem o testemunho de uma época em que o Douro mantinha ainda uma imagem fortemente marcada pela tradicionalidade, bem próxima da que nos deixaram os registos fotográficos da Casa Alvão ou da Foto Beleza para os anos trinta e quarente, ou mesmo de Emílio Biel para o início do século XX, mas em que já se entrevêem processos que viriam mudar, indelevelmente, nessa década e nas seguintes, a paisagem física e humana da região. Nessa perspectiva pode considerar-se um testemunho histórico.
da apresentação, Gaspar Martins Pereira - «Manuel Mendes foi um excelente escritor, hoje bastante esquecido, infelizmente. Foi uma personalidade fascinante, de uma imensa riqueza humana, político e conspirador intemerato contra a ditadura, amador de artes plásticas, escultor nas horas vagas, extraordinário contador de histórias divertidas, de humor simultaneamente enternecido e sarcástico, que passou a vida, desde rapaz, condenado a um completo ostracismo político, embora cercado de amigos e admiradores.
do prefácio, Mário Soares.

"Manuel Mendes foi um excelente escritor, hoje bastante esquecido, infelizmente. Foi uma personalidade fascinante, de uma imensa riqueza humana, político e conspirador intemerato contra a ditadura, amador de artes plásticas, escultor nas horas vagas, extraordinário contador de histórias divertidas, de humor simultaneamente enternecido e sarcástico, que passou a vida, desde rapaz, condenado a um com-pleto ostracismo político, embora cercado de amigos e admiradores. (…) Por isso a reedição do seu livro sobre o Douro tem tanto significado: representa uma homenagem de reconhecimento a alguém que amou este rio e as suas margens desinteressadamente. E sobre ele escreveu páginas inesquecíveis, deixando-nos um livro precioso de informações e referências, humaníssimo, e que traduz uma visão integrada da Região Duriense, tão bela e singular no todo português."
Mário Soares
(do Prefácio)

Roteiro Sentimental: Douro

de Manuel Mendes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723606119
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: agosto de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 239 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789723606119
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Manuel Mendes

Escritor, artista plástico e resistente antifascista, nasceu em Lisboa a 18 de Janeiro de 1906, cidade onde também faleceu, em 4 de Maio de 1969. Manuel Mendes fez largas incursões nas artes plásticas, mas destacou-se sobretudo pela sua atividade literária, colaborando em numerosos jornais e revistas, como a Seara Nova, a Revista de Portugal, a Vértice, e os jornais O Século, Primeiro de Janeiro, A Capital e República. Como escultor, Manuel Mendes participou no Salão dos Independentes e nos dois salões de 1946 e 1947 da Exposição Geral das Artes Plásticas, organizada pela Sociedade Nacional de Belas Artes. A sua casa foi sempre ponto de encontro de muitos dos seus amigos e companheiros, sendo instituída em 1977 a Casa-Museu Manuel Mendes.

(ver mais)
O Douro Português

O Douro Português

10%
Edições Afrontamento
21,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
O conquistador da bicicleta

O conquistador da bicicleta

10%
Chiado Books
11,00€ 10% CARTÃO