10% de desconto

Revista Portuguesa de Filosofia - Volume 75 - 2019

Ética e política contemporânea - Ressonâncias Kantianas

de António Martins da Costa e Ricardo Barroso Batista

editor: Axioma, julho de 2019
A reflexão crítica em torno da problemática kantiana tem produzido um debate filosófico muito profícuo, tanto a nível nacional como, ainda mais, a nível internacional. Esta reflexão levou e continua a levar a um aprofundamento crítico dos pressupostos da filosofia kantiana nas suas diferentes dimensões e perspectivas. Assim, a filosofia kantiana, tanto ao nível ético, como ao nível político, assume, hoje em dia, um interesse e uma importância cada vez maior.

Por isso, há toda a necessidade e até toda urgência de estudar este filósofo no sentido de procurar as pontes que possam conciliar a ética com a política. Ou seja, o retorno à reflexão política exige também o retorno à reflexão em torno dos princípios éticos que devem orientar a práxis política. As questões éticas, morais, políticas, da justiça, do direito internacional, etc., devem ser hoje motivo de reflexão, levantando problemas que vão para lá das aparências e dos sentidos e que põem em causa o nosso modo de pensar a racionalidade.

A necessidade de cumprir o dever, no sentido kantiano, e nunca usar a pessoa como um meio, mas como um fim em si mesmo, deve-nos levar a uma reflexão mais profunda sobre a condição humana, a sua dignidade e o seu valor absoluto. A política, ao tratar do bem comum, não deve tratar o homem no sentido meramente instrumental ou utilitarista.

Para a política ter valor moral deve orientar a sua práxis pelo princípio da dignidade especial que se aplica a todos os seres racionais. O ser humano tem valor intrínseco, tem valor próprio e não pode ser usado unicamente em virtude da sua maior ou menor utilidade. A ideia deste projecto editorial é voltar a Kant e às suas intuições fundamentais, no sentido de compreender melhor, hoje, as repercussões nos autores da contemporaneidade.

A influência do seu pensamento, inserido numa nova racionalidade, as limitações e desafios que a sua filosofia coloca nos dias de hoje, face aos novos problemas filosóficos, políticos e éticos, na era da globalização, e a necessidade de se constituir uma nova ideia de cidadania, são outros tantos motivos de interesse para repensar toda a filosofia kantiana.

Revista Portuguesa de Filosofia - Volume 75 - 2019

Ética e política contemporânea - Ressonâncias Kantianas

de António Martins da Costa e Ricardo Barroso Batista

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726973072
Editor: Axioma
Data de Lançamento: julho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 229 x 40 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 748
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789726973072