Revista Ler - Outono 2017 - nº 147 Livro
Sobre
o LivroFrederico Lourenço: «As pessoas querem que o texto diga o que elas querem que ele diga. E muitas vezes ele não diz.»
Com o terceiro volume da primeira Bíblia crítico-histórica portuguesa, dedicado aos livros dos profetas do Antigo Testamento, traduzidos do grego antigo, Frederico Lourenço continua a aventura de uma vida consagrada à divulgação e ao estudo dos clássicos. | Entrevista de Filipa Melo.
Cabo Verde: um arquipélago literário
Início da publicação de uma série de textos sobre Cabo Verde, a sua paisagem literária, a propósito do Festival Literário Morabezza. Inclui uma entrevista com o ministro caboverdiano da Cultura, Abraão Vicente. |Textos de Bruno Vieira do Amaral.
Entrevista | Teju Cole, um autor omnívoro
Nascido nos EUA, filho de pais nigerianos, Teju Cole é escritor, historiador de arte e fotógrafo de rua. O autor de Cidade Aberta e de Todos os Dias São Bons para Roubar esteve na Feira do Livro do Porto. |Entrevista de Isabel Lucas.
Literatura e Depressão
O que faz com que tantos escritores mergulhem na depressão ou se suicidem? Vasco Barreto, cientista e investigador, percorre alguns exemplos da literatura sobre a matéria. Um artigo imprescindível. | Texto de Vasco Barreto.
Índia: Cadernos de Viagem
Bruno Vieira Amaral percorreu uma parte da Índia participando em eventos literários, peregrinando ao longo de um país que ninguém há de conhecer verdadeiramente, conhecendo personagens extraordinárias - e conta tudo. | Texto de Bruno Vieira Amaral.
Rui Knopfli: um poeta sem território
Ignorado e silenciado durante anos, moçambicano e português sem território, a obra de Rui Knopfli é finalmente motivo de duas antologias que reúnem alguma da sua poesia. Texto de Hugo Pinto Santos.
Mario Vargas Llosa: um autor no Peru
A escritora e jornalista Filipa Martins foi ao Peru e desenhou sobre o mapa dessa viagem as referências de Vargas Llosa ao seu país e à sua tumultuosa relação com a América Latina. | Texto de Filipa Martins.
Luís Oliveira: não é livre quem quer
O editor da Antígona, Luís Oliveira, descreve o seu trabalho como um combate contra a submissão e o conformismo. Entrevista de Jorge Marmeleira.
Crónicas de Abel Barros Baptista, Eugénio Lisboa, Leonor Baldaque e Tiago Cavaco."