Wook.pt - Rendimento e Competitividade Agrícolas em Portugal

Rendimento e Competitividade Agrícolas em Portugal

Evolução recente, situação actual e perspectivas futuras

de Francisco Avillez, Manuela Nina Jorge, Pedro Serrano, Nuno Pereira, Isabel Ribeiro e Carlos Pedro Trindade 

30,28€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

Nota Prévia

A FZ AGRO.GESTÃO. Consultoria em Meio Rural Lda. tem vindo desde 2002. a colaborar com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) num projecto de formação dos produtores agrícolas portugueses no âmbito da gestão da empresa agrícola.
Este projecto envolveu, na sua primeira edição (Novembro 2002 a Novembro 2003), oitenta e duas empresas distribuídas por oito associações. Estas empresas tiveram formação e visitas regulares de técnicos e consultores com o objectivo de reforçar as capacidades de gestão dos seus empresários. Estes empresários tiveram contacto extensivo com especialistas na área técnica das suas actividades e em contabilidade de gestão da empresa agrícola. Este projecto previu um enfoque no uso prático de ferramentas informáticas para responder a necessidades concretas sentidas na gestão quotidiana daquelas empresas.
O sucesso alcançado na primeira edição foi tal. que na segunda edição daquele projecto, que decorre durante o corrente ano de 2004. mais de trezentas e setenta explorações agrícolas divididas por vinte associações estão a ser apoiadas em moldes semelhantes aos do primeiro ano.
Toda a formação e consultoria foram assentes na digitalização da informação de gestão das empresas apoiadas pelo projecto nomeadamente através da utilização da aplicação AGRO.GESTÃO ® -uma aplicação integrada de gestão agrícola que permite a determinação de resultados por unidade de negócio e uma grande variedade de formas de controlo das actividades desenvolvidas.
No contexto da referida colaboração, entendeu a direcção da FZ AGRO.GESTÃO. que se justificava a realização de um estudo sobre a agricultura portuguesa, que viesse a dar origem a um livro a distribuir por todos os participantes no VI congresso da CAP.
Para dar seguimento a esta decisão fui convidado para ser o coordenador do referido estudo e para assumir o papel de autor principal do livro que se pretendia ver publicado.
Durante a primeira metade dos anos 80 do século passado, participei em diferentes estudos, no âmbito de instituições nacionais e internacionais, sobre a evolução da agricultura portuguesa nas décadas anteriores à adesão de Portugal às Comunidades Europeias.
Destes estudos resultaram três livros [(A.S. Pinto et al (1984): Pearson. S. et al (1987) e Avillez. F. et al (1988 A)], três capítulos de livros [Avillez. F. (1986 A); Avillez. F. (1986 B) e Josling. T. et al (1991)], dois artigos [Avillez. F. et al (1985) e Avillez. F. (1986 C)] e duas comunicações escritas [Avillez. F. et al (1983) e Avillez. F. (1987 A)] que foram sendo publicadas ao longo da década em causa.
Ainda no final dos anos 80. mas sobretudo no decorrer da década de 90 do século XX e início do século XXI. foram numerosos os estudos sobre a problemática da agricultura portuguesa no contexto da Política Agrícola Comum em que eu e os restantes autores deste livro participámos, de cujas publicações importa destacar:
• quatro livros [(Monke. E. et al (1993); Avillez. F et al (1992 B); Covas. A. et al (1993) e Avillez. F. et al (1998 A)];
• três capítulos de livros [Avillez. F. et al (1987 B); Avillez. F. (1993 A) e Avillez. F. (2002 A)];
• cinco artigos [Avillez. F (1997 A); Avillez. F. (1997 B); Avillez. F. (1998 A); Avillez. F. (1999) e Avillez. F (2002 B)];
• nove comunicações escritas [Avillez, F. (1987 C); Avillez F. et al (1988 B); Avillez F. et al (1988 C); Avillez F. et al (1989 A); Avillez F. et al (1989 B); Avillez F. (1993 B); Avillez F. et al (1996): Avillez F. (2000 A) e Avillez F. et al (2000 B);
• três relatórios de trabalhos finais do ISA [Serrano. P. (1999): Pereira. N. (1999) e Ribeiro, l. (2002)];
• quatro relatórios finais de projectos de investigação [Avillez. F. et al (1994 A); Avillez. F. et al (1994 B); Avillez. F. et al (1995) e Avillez. F. et al (2000 C)];
• quatro relatórios finais de estudos sectoriais [AGRO.GES (2002): (2003 A); (2003 B) e (2004)];
Foi o facto de. a maior parte dos autores e co-autores das publicações citadas serem, actualmente, membros da equipa da AGRO.GES. Sociedade de Estudos e Projectos e de ter sido no âmbito de estudos por eles realizados que a análise de evolução recente e futura da agricultura portuguesa foi mais recentemente apresentada, que nos levou a decidir pela elaboração conjunta de um novo livro no âmbito deste tipo de problemática. Pareceu-nos a todos nós que. mais do que tentar elaborar uma análise exaustiva sobre a agricultura portuguesa, se justificava a escolha de um tema com uma importância relevante para o futuro da agricultura em Portugal, tendo-se, para o efeito, optado pela temática do rendimento e da competitividade agrícolas.
De facto, é nossa opinião, que a criação das condições necessárias para que se venham a obter ganhos de competitividade nas explorações agrícolas portuguesas e. deste modo. contribuir para a melhoria dos rendimentos dos produtores agrícolas e dos membros do seu agregado familiar, deverá constituir a principal preocupação futura dos centros de decisão responsáveis pela condução das políticas agrícolas em Portugal.
O reforço da capacidade de gestão dos empresários agrícolas portugueses irá constituir, na opinião dos autores deste livro, um dos factores decisivos para que estes possam vir a tirar partido da criação das condições político-institucionais capazes de contribuírem para a ocorrência das transformações produtivas, tecnológicas e estruturais consideradas necessárias para o futuro desenvolvimento da agricultura e do meio rural em Portugal.
Esperamos que o livro, agora publicado, venha a constituir um contributo positivo para uma melhor compreensão dos factores determinantes do comportamento passado, presente e futuro do rendimento e da competitividade agrícolas em Portugal, por parte de todos os agricultores, dirigentes associativos, centros de decisão política, académicos, investigadores e alunos das instituições de ensino agrícolas, interessados neste tipo de problemática.
Francisco Avillez

Índice

1. Introdução
2. Rendimento e competitividade agrícolas: conceitos base e aspectos metodológicos
3. Evolução do rendimento e da competitividade agrícolas em Portugal desde a adesão às Comunidades Europeias e até ao final do século XX
4. Características das explorações agrícolas do Continente Português no limiar do século XXI
5. Futuro da Política Agrícola Comum
6. Perspectivas da Evolução Futura do Rendimento e da Competitividade Agrícolas em Portugal no contexto das novas orientações da Política Agrícola Comum
7. Conclusões

Rendimento e Competitividade Agrícolas em Portugal
de Francisco Avillez, Manuela Nina Jorge, Pedro Serrano, Nuno Pereira, Isabel Ribeiro e Carlos Pedro Trindade 
ISBN: 9789724023618Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 170 x 210 x 20 mmPáginas: 359Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
X
Coloque aqui o seu comentário

Rendimento e Competitividade Agrícolas em Portugal

a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber

Promoção válida para o dia 21-01-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
recomendar

Rendimento e Competitividade Agrícolas em Portugal de Francisco Avillez, Manuela Nina Jorge, Pedro Serrano, Nuno Pereira, Isabel Ribeiro e Carlos Pedro Trindade 

Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.

Caso este produto fique disponível, será alertado por email

X
wook deve saber

Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.

Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:

X
wook deve saber

Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

X
wook deve saber

O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.

X
wook deve saber

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades

X
subscrever newsletters
subscrever newsletters

Estimado(a) subscritor(a), de seguida irá receber, no endereço de email , uma mensagem com mais informações sobre esta subscrição.
Obrigado.

X
não encontrou wook procura?

Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos

lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade só serão enviados na data indicada. Normalmente são entregues no data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia

Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!

Seja informado sobre promoções destes produtos

X
Ocorreu um erro

Por favor tente novamente mais tarde.

X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados

Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.

X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.