Relações Grupais e Desenvolvimento Humano

de Fernando Nogueira Dias
editor: Instituto Piaget, abril de 2004
13,64€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO

Sendo certo que o homem nasce, cresce e morre, fazendo a sua caminhada a par e passo com os outros, os grupos constituem para ele lugares de aprendizagens e referências de inspiração, tanto para os papéis que têm de desempenhar, como para as formas de pensar, sentir e agir.
Mas as relações grupais são alternadas entre o equilíbrio e o desequilíbrio, quer no que se refere aos processos cognitivos, quer aos afectivos e emocionais.
É próprio dos grupos a competição, a imposição de poder, os conflitos, a ordem e a desordem. Tratando-se de grupos familiares, de companheiros ou organizacionais, estes processos estão sempre neles presentes.
Baseando-nos na Abordagem Centrada na Pessoa, proposta por Carl Rogers, bem como nos instrumentos conceptuais das ciências sociais e humanas, podemos equacionar um quadro de condições que, postas em acção, podem facilitar as relações grupais e o desenvolvimento humano.

Relações Grupais e Desenvolvimento Humano

de Fernando Nogueira Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727717620
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 235 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248
Tipo de produto: Livro
Coleção: Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789727717620
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Fernando Nogueira Dias

António Fernando Nogueira Coutinho Dias é Doutorado em Sociologia, Mestre em Sociologia, Licenciado em Relações Públicas e Publicidade e Bacharel em Sociologia Aplicada. Profissionalmente, é Professor Catedrático e Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente. No decurso da sua carreira, exerceu docência em diferentes instituições, entre as quais o Instituto Superior de Novas Profissões, o Instituto Piaget, a Universidade Lusófona e a Universidade de Santiago de Compostela, onde lecionou e orientou teses no programa de doutoramento. Foi Coordenador dos cursos de Sociologia, tanto na Universidade Lusófona, em Castelo Branco, como no Instituto Piaget de Almada. Foi ainda Administrador-geral e o primeiro Reitor da Universidade Jean Piaget de Moçambique, que cofundou, assim como investigador no IADE, no CESNOVA da Universidade Nova de Lisboa, e Coordenador da Unidade de Investigação em Ciências Sociais e Psicológicas do Instituto Piaget, do qual foi também Presidente do Conselho Científico, em Almada. Desempenhou diversos cargos científicos, pedagógicos e de gestão, entre eles o de Diretor Administrativo do Instituto Piaget para a Zona Sul, Diretor de Comunicação e Imagem da mesma Instituição, Diretor do ISHT e do ISMAG de Castelo Branco e também Subdiretor do ISHT de Lisboa, no decurso da sua carreira universitária, tendo publicado vários artigos científicos, assim como dezoito obras, as quais incluem o livro A Nova Cegueira Social, que agora dá à estampa.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU