Recondução das Ciências à Teologia
SINOPSE
A Recondução das Ciências à Teologia é uma reflexão sobre a natureza, designação, número articulação e classificação das ciências, incluindo a própria teologia, inscrevendo-as num sistema de saber.
A obra apresenta a pluralidade das fontes de conhecimento, a sua hierarquização e os objectos de cada um deles (quatro lumes: lume da arte mecânica, lume do conhecimento sensitivo, lume do conhecimento filosófico, lume da Sagrada Escritura), considerando que este todo está já contido na Sagrada Escritura, na medida em que tudo provém da luz fontal, explicitando maneira a ela se hão-de reconduzir essas diferentes iluminações.
O autor conclui que a multiforme sabedoria de Deus, que é transmitida pela Sagrada Escritura, se encontra oculta em todo o conhecimento e em toda a natureza; além disso, que todos os conhecimentos servem a teologia e, finalmente, que no íntimo de tudo o que se sente ou se conhece está latente o próprio Deus.
O texto deixa transparecer o debate entre a fé e a razão, debate esse em que o autor se manifesta defendendo a finitude da razão, alia um carácter apologético à reflexão propriamente filosófica.
Tradução e Posfácio de Mário Santiago de Carvalho.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 978-972-0-41079-5 |
| Editor: | Porto Editora |
| Data de Lançamento: | Janeiro de 1996 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 140 x 207 x 7 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 112 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Filosofia - Textos |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
Filosofia
|
| EAN: | 978972041079510 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
LIVROS DA MESMA COLEÇÃO
-
Teoria da Interpretação10%Porto Editora11,70€ 10% CARTÃO
-
Introdução às Lições sobre História da Filosofia10%Porto Editora11,70€ 10% CARTÃO