10% de desconto

Rainhas de Portugal e Espanha (Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon)

de Pilar Pérez Cantó, Laura Oliván Santaliestra e Esperanza Mó Romero

editor: Temas e Debates, janeiro de 2015
Margarida de Áustria, arquiduquesa de Áustria por nascimento, nasceu em 1584. Casou-se com Filipe II de Portugal, seu parente e filho do mais importante rei da Casa de Áustria. Apesar da sua juventude e da sua condição de mulher não renunciou ao protagonismo político, em defesa da família e da monarquia hispânica. Os cronistas da época louvaram as suas qualidades, e os seus súbditos não só a idealizaram como prolongaram o seu «poder» para além da morte. A rainha morreu jovem, com 26 anos, em 1611.
Isabel de Bourbon, filha de Henrique IV de Bourbon e de Maria de Médicis, foi esposa de Filipe III de Portugal, rainha consorte exemplar e, no final da vida, governadora da monarquia hispânica. Tendo passado uma infância entre jogos e bailes, o seu casamento em 1615 e o nascimento do príncipe, Baltasar Carlos, em 1629, conferiram-lhe um poder notável, tendo sido «embaixadora» da paz entre o irmão, Luís XIII, e o marido. Destaca-se o seu trabalho diplomático na assinatura do Tratado de Monzón e a mediação durante a guerra de Mântua. De 1642 a 1644 assumiu as funções de regente para que Filipe se dedicasse à guerra da Catalunha. Faleceu no exercício da regência, o que ajudou a fortalecer a sua lenda.

Rainhas de Portugal e Espanha (Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon)

de Pilar Pérez Cantó, Laura Oliván Santaliestra e Esperanza Mó Romero

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896443283
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: janeiro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 234 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896443283
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Duas rainhas

A.

Duas rainhas da dinastia filipina, menos conhecidas em Portugal, que vale a pena conhecer pela mão de três grandes historiadoras.

e e e e E

Leitura Interessante

s0fixa

Gostei muito desta dupla biografia. Esta obra relata os momentos mais importantes da vida de Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon. Mesmo não sabendo nada acerca do contexto histórico em que as duas rainhas se inserem, esta biografia dá-nos a informação necessária para ficarmos a conhecer de um modo geral estas duas rainhas de Espanha e Portugal. Saliento em especial os capítulos acerca da infância de Isabel de Bourboun, cheios de pequenos detalhes da infância de uma futura rainha, raramente presentes em biografias deste género.

Rainhas de Portugal

Rainhas de Portugal

10%
Livros Horizonte
35,33€ 10% CARTÃO
portes grátis
Infantas de Portugal

Infantas de Portugal

10%
A Esfera dos Livros
19,00€ 10% CARTÃO
portes grátis