10% de desconto

Racismo em Português

O lado esquecido do colonialismo

de Joana Gorjão Henriques

editor: Tinta da China, junho de 2016
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
O PRIMEIRO TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O LEGADO DO COLONIALISMO PORTUGUÊS. Cinco países. Cinco viagens. Cinco reportagens. Mais de cem entrevistas que procuram compreender a forma como o colonialismo marcou as relações raciais. Os portugueses terão sido mais brandos e menos racistas do que as outras potências coloniais, como o lusotropicalismo quis fazer acreditar?

A partir de inúmeras entrevistas feitas em Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, Joana Gorjão Henriques desconstrói a polémica questão do racismo no colonialismo português. Quarenta anos passados sobre as independências das ex-colónias portuguesas, este livro questiona até que ponto o racismo afecta ainda hoje as relações sociais, políticas e económicas nesses países.

Racismo em Português

O lado esquecido do colonialismo

de Joana Gorjão Henriques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896713225
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: junho de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 209 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da África
EAN: 9789896713225
e e e e e

Fantástico

Bs

Este livro mostra que o lusotropicalismo não é real, aprendi muitas coisas sobre os países em questão que não sabia, a narrativa é o diálogo são fantásticos e ainda tem recomendações para outros livros bons

e e e e e

Muito bom

Sara Inês

A autora consegue apresentar de forma crua e inegável o outro lado do colonialismo português em África, esse que é (acidental ou propositadamente) omitido dos livros de história em Portugal. Bem complementado com videorreportagens no DVD que acompanha o livro.

Joana Gorjão Henriques

Joana Gorjão Henriques (Lisboa, 1975) é jornalista do Público, e participou no lançamento do suplemento de cultura Ípsilon, onde esteve como editora adjunta. Foi bolseira da Nieman Foundation for Journalism na Universidade de Harvard, EUA, e fez uma pós-graduação em Sociologia na London School of Economics. Autora do livro Racismo em Português (Tinta-da-china, 2016), sobre o lado africano da história colonial, recebeu vários prémios de jornalismo: o Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença, Prémio e Menção Honrosa de Jornalismo de imprensa escrita de Direitos Humanos e Integração, atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Menção Honrosa da Fundação Corações com Coroa, e duas vezes o prémio de imprensa escrita Comunicação «Pela Diversidade Cultural», atribuído pelo Alto Comissariado para as Migrações.

(ver mais)
Problemas de Género

Problemas de Género

10%
Orfeu Negro
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola

Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola

10%
Antígona
17,50€ 10% CARTÃO
portes grátis