10% de desconto

Quando o Silêncio Falar

de Maria Helena Ventura
editor: Mosaico de Palavras, maio de 2023
12,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
«A poesia de Maria Helena Ventura alicerça-se numa atenção minuciosa à experiência vivida, intimamente articulada quer com a observação do mundo natural quer com os jogos da memória (cf. poema Lágrima).
Contudo, este entrelaçado triádico não se fundamenta a si próprio, antes desemboca num cismar assumidamente metafísico, onde o Silêncio irrompe como fundamento de uma autenticidade possível: "mas nada é definitivo/ nem um adeus/ nem a rigidez da pedra/ só o branco imperturbável do silêncio" (in poema Agora); é, por conseguinte, na sacralidade desse silêncio, incompatível com eternidades ficcionais, que a poeta domestica a luz e apascenta as palavras. A limpidez da poesia de Maria Helena Ventura, sem descurar o cuidado com o mundo social, insere-se numa tradição que, proveniente dos trágicos e dos poetas gregos, nunca deixou de se questionar, não só sobre o aqui, mas também - e lembrando Kant - sobre o que nos é dado esperar.»

Victor Oliveira Mateus

Quando o Silêncio Falar

de Maria Helena Ventura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898921949
Editor: Mosaico de Palavras
Data de Lançamento: maio de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 137 x 220 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 96
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789898921949

SOBRE O AUTOR

Maria Helena Ventura

Maria Helena Ventura nasceu em Coimbra, terra de toda a família materna. Mantém ainda uma profunda ligação afetiva ao Porto, donde o pai era natural, e a Lisboa, para onde veio no final da adolescência, onde se licenciou e fez Mestrado em diferentes áreas das Ciências Sociais na Universidade de Lisboa. Vive no concelho de Cascais. A sua vinculação à Literatura começou muito cedo. Colaborou na imprensa regional, ganhou um concurso de um programa radiofónico de Poesia, em que lhe foi dedicada metade de uma emissão, e começou a publicar na página literária do jornal República. Foi repórter no vespertino A Capital, deu aulas nos ensinos privado, público e técnico-profissional. Fez investigação no Ensino Superior. É cronista no jornal online Duas Linhas, enquanto prossegue a sua vida literária. Tem vinte e três títulos publicados até ao momento: nove de poesia, treze de ficção (romance) e um título de literatura infantil, além de trabalhos académicos nas áreas da Sociologia da Educação e da Cultura.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR