Em 1996, o autor, que há muito rege a cadeira de Psicologia da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, publicou, juntamente com A. Barros, uma espécie de Manual de apoio às aulas, intitulado Psicologia da Educação Escolar, em dois volumes, o 1º dirigido mais à Aprendizagem (Aluno) e o 2º ao Ensino (Professor). Os dois volumes esgotaram-se e saiu 2ª edição em 1999 que, entretanto, também se esgotou. José Barros - agora único autor, uma vez que, entretanto, A. Barros faleceu - resolveu reeditá-lo também em dois volumes, mantendo os mesmos capítulos mas actualizando muitos temas e a bibliografia que figura abundantemente ao fim de cada volume. O livro iintitula-se agora simplesmente "Psicologia da Educação", título há muito consagrado. Eis os capítulos do 1º volume: 1. Conceito, estatuto e história da psicologia da educação; 2. Inteligência, memória e aprendizagem; 3. Motivação, personalidade e aprendizagem; 4. Dificuldades de aprendizagem dislexia deficiência mental educação especial; 5. Insucesso escolar; 6. Sobredotação e criatividade. No 2º volume trata os temas seguintes: 1. Personalidade, expectativas e eficácia do professor; 2. Dinâmica de grupo e disciplina na sala de aula; 3. Relação educativa; 4. Desenvolvimento psicológico e educação; 5. Objectivos educativos, avaliação e observação; 6. Psicologia escolar (competências do psicólogo na escola). Ninguém duvida do interesse e pertinência destes temas. Enquanto o 1º volume se dirige essencialmente ao aluno e à sua aprendizagem, o 2º centra-se no professor e no ensino. Mas é evidente que se trata de dois pólos educativos inseparáveis e interagentes. Aliás, como afirma o autor, a Psicologia da Educação tem como núcleo central o processo dinâmico ensino-aprendizagem. Este processo pode vir a ser mais enriquecido se os educadores, e não apenas os psicólogos, dominarem algumas estratégias de ensino-aprendizagem e tiverem algum (ou muito, como é desejável) conhecimento da pessoa do educando, cientes de que não se dirigem apenas à Œcabeça¹ dos alunos, aos aspectos cognitivos, mas também ao Œcoração¹ ou à sua emoção e motivação, preocupando-se com a educação integral. O autor termina a breve apresentação da obra, afirmando: "Oxalá este livro possa dar o seu modesto contributo para um ensino-aprendizagem mais eficientes e uma educação que faça mais felizes educadores e educandos, contribuindo assim para um mundo melhor, no dealbar do século XXI e do terceiro milénio". Ao mesmo tempo que fazemos nossos estes votos, recomendamos este Manual principalmente a estudantes de Psicologia e de Ciências da Educação, aos psicólogos educacionais e aos professores de qualquer nível de ensino.
Editor: | Legis Editora |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 152 x 229 x 11 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 202 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia |
EAN: | 9789728082697 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |