Prova de Vida
(diários 2004-2006)
de Pedro Mexia
Sobre
o Livro«Prova de Vida» é um diário de experiências, gostos, obsessões, citações, listas, polémicas, coisas vistas e ouvidas, leituras, confissões e estados de alma. É nele que Pedro Mexia encontra espaço para o aforismo e para o intimismo ou o hermetismo confessional: «Tempos interessantes, anos interessantes, os meus anos chineses, anos de pesquisa para saudades e tristezas, anos em que acreditei, anos em que lutei, anos de bruços e costas e navalhas a que se toma o gosto. Anos em que estive tão baixo que me parecia alto e tão alto que não percebia que estava em balão, e durava quinze minutos, e pagava duas moedas a um velho que trabalhava no parque de diversões desde sempre.»
A obra agora publicada consiste numa selecção dos textos publicados entre Fevereiro de 2004 e Outubro de 2006 no blogue colectivo «Fora do Mundo» e, depois, no blogue individual «Estado Civil». O resultado é um texto reflexivo, desconcertante e mordaz.
«Os falsos diários de Mexia são uma das mais estimulantes escritas da nossa literatura actual.»
Osvaldo Silvestre, prof. universitário e ensaísta
de uma forma aparentemente epistolar e como diário Pedro Mexia deixa as suas impressões e opiniões sobre o seu mundo pessoal, que afinal é o nosso, de uma forma aparentemente simples mas absolutamente deslumbrante.