10% de desconto

Pratas Conquistador

de Paulo M. Morais

Livro eBook
editor: Casa das Letras, maio de 2019
A história desconhecida de um Charlot português
No meio da tarefa de esvaziar uma casa de família, a descoberta inesperada de um conjunto de cartas, fotografias e recortes revela ao narrador a existência de um tio-bisavô pioneiro do cinema em Portugal. Será o misterioso tio Emídio, curiosa personagem das anedotas familiares, o mesmo Emygdio Ribeiro Pratas, autor e intérprete, em 1917, da primeira comédia cinematográfica portuguesa ao estilo de Charlot? Que destino foi, afinal, o deste homem que teve uma vida absolutamente aventurosa? E porque terá sido votado ao esquecimento?

Partindo da história desta figura multifacetada e do papel que representou na vida dos seus contemporâneos e dos seus descendentes, Paulo M. Morais explora os limites da ficção e da não-ficção, conduzindo o leitor ao Portugal das primeiras décadas do século XX, entre a queda da Monarquia e o advento da Sétima Arte, numa viagem ao mesmo tempo intimista e coletiva, poética e documental, que prende da primeira à última página.

Pratas Conquistador

de Paulo M. Morais

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897801228
Editor: Casa das Letras
Data de Lançamento: maio de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 235 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789897801228
e e e e E

Pratas Conquistou-me

Inês M.

Num registo leve, intimista e privilegiando a investigação sobre esta misteriosa figura de Emídio Ribeiro Pratas - o "Charlot Português" esquecido da História - cuja obra que chegou até aos nossos dias se limita a um breve excerto-vídeo, patente na Cinemateca Portuguesa online, Paulo M. Morais faz a merecida homenagem a uma figura multifacetada da pantomina cinematográfica do início do século XX.

Paulo M. Morais

Paulo M. Morais nasceu em fevereiro de 1972. Cresceu nos arredores de Lisboa entre futebóis de rua, livros de aventuras e matinés de filmes clássicos. Licenciou-se em Comunicação Social e cumpriu um sonho de juventude ao fazer crítica de cinema. Depois pôs uma mochila às costas e viajou à volta do mundo. No regresso, especializou-se em textos sobre gastronomia e turismo, foi pai de uma menina e plantou um pessegueiro. Atualmente trabalha na tradução de romances e livros de não-ficção.

Vive deslumbrado pelo ofício de descobrir histórias. Em 2013, publicou Revolução Paraíso (Porto Editora), romance passado no pós-25 de Abril. Seguiu-se a distopia O Último Poeta (Poética Edições, 2015). Em 2015 foi finalista do Prémio LeYa com um original ainda inédito e em 2016 publicou Uma Parte Errada de Mim (Casa das Letras), livro que junta memórias autobiográficas e reflexões sobre a vida no relato do tratamento de um linfoma.

(ver mais)
Não Há Impossíveis

Não Há Impossíveis

10%
Contraponto Editores
16,60€ 10% CARTÃO
portes grátis
A Aldeia Verde e Vermelha

A Aldeia Verde e Vermelha

10%
Tcharan
12,90€ 10% CARTÃO