10% de desconto

Portugueses nos Campos de Concentração Nazis

de Patrícia Carvalho
Editor: Vogais, setembro de 2015 ‧
18,65€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Toda a verdade sobre os portugueses deportados para os campos de concentração nazis.
Portugal adoptou uma posição neutral durante a Segunda Guerra Mundial, mas isso não significa que os seus cidadãos se tenham mantido à margem do conflito que devastou a Europa pela segunda vez no mesmo século, depois da guerra de 1914-1918. Ao mesmo tempo que, no território nacional, se desenvolviam as contradições de uma política espartilhada entre alguma simpatia por Adolf Hitler e a antiga amizade com Inglaterra, com Salazar a fazer tudo para manter o país fora do conflito, os portugueses que tinham emigrado para França sentiam na pele os efeitos da ocupação, dos bombardeamentos e das prisões.
Enquanto Lisboa era solo fértil para os espiões, e os refugiados que conseguiam ultrapassar os entraves da política salazarista aguardavam por um barco que os levaria para outros destinos, havia portugueses a juntarem-se à Resistência ou a serem apanhados em buscas a aldeias francesas, que culminavam na detenção de todos os homens que não fossem jovens ou velhos demais para trabalhar a favor do esforço de guerra alemão.
Enquanto Portugal era palco de trocas de prisioneiros de guerra, alguns portugueses desapareciam no sistema de campos de concentração nazis.
Este livro precioso resulta de uma investigação que deu também origem à reportagem homónima publicada em 2014 pelo jornal, vencedora, entre outros, do prémio Melhor Reportagem Multimédia, atribuído nesse ano pelo Observatório do Ciberjornalismo. O objectivo dessa reportagem foi, em primeiro lugar, descobrir se tinham existido portugueses nos campos de concentração e, em segundo, confirmada a sua existência, contar as suas histórias. Este é um trabalho fundamental, que dá a conhecer factos inéditos sobre os portugueses que, nascidos de norte a sul do país, tiveram passagem, muitas vezes fatal, pelos infames campos disseminados pelo nazismo.
Com fotografias do premiado fotojornalista Nelson Garrido.

Portugueses nos Campos de Concentração Nazis

de Patrícia Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898086730
Editor: Vogais
Data de Lançamento: setembro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 232 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789898086730

Portugueses nos Campos de Concentração Nazis

Rui Pinto

Um ótimo livro, resultado de um ótimo trabalho de investigação. Uma homenagem aos homens e mulheres mencionados no livro e também a todos aqueles, que serão muitos mais, que ainda continuam no anonimato do cidadão comum. Parabéns à autora e a todos os restantes colaboradores.

Incríveis e reais histórias dos portugueses!

Francisco Morgado

Era uma questão que já tinha colocado à mim mesmo... Será que houve "participação" de portugueses nos campos nazis? São histórias infelizmente verdadeiras que retratam como foi a vida (e o fim para alguns) de alguns portugueses quando iníciou um dos maiores registos bélicos na história mundial. É arrepiante a leitura do livro só de imaginar que tudo aconteceu e que há registos que o provam. Obrigatório!

Memórias comoventes e arrepiantes

Rita M. D. Pereira

Documenta uma participação esquecida de portugueses num evento internacional que assumiu contornos muito dramáticos. Teve na base uma investigação muito bem organizada pela autora e está escrito de forma muito clara, fazendo ressaltar a vida e as ações específicas dos portugueses aí referidos, alguns revestindo contornos heróicos. É uma leitura arrepiante que, pela verdade crua dos factos, se torna comovente a cada capítulo.

SOBRE O AUTOR

Patrícia Carvalho

Patrícia Carvalho é jornalista desde 1997 e trabalha no jornal Público desde 2008. Antes, trabalhou em vários jornais e revistas, como O Comércio do Porto, a Grande Reportagem, a Visão ou a Sábado. O seu primeiro contacto com o jornalismo foi, contudo, com o Jornal de Letras, Artes e Ideias, onde estagiou e com o qual colaborou durante algum tempo. Nascida em 1975, no Porto, mudou-se para Lisboa para se licenciar em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova.
No final do curso quis regressar a casa e é a partir do Porto que tem exercido a sua atividade profissional. Portugueses nos Campos de Concentração Nazis é o seu primeiro livro.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU