Portugal Visto pela CIA Livro
Ou como a espionagem americana vigiou o Estado Novo, Salazar, o Império e a Revolução
de Eric Frattini e Luís Naves
Sobre
o LivroNesta recolha e análise de documentos inéditos ou só recentemente divulgados pela CIA, abrangendo quatro décadas (até meados dos anos 1980), ficamos a saber pela primeira vez como evoluiu o olhar dos Estados Unidos da América — elite governante e agências de espionagem — sobre Portugal. Mais do que um exercício de voyeurismo, este livro permite-nos perceber como foram interpretados os momentos cruciais da nossa História no século XX e como a superpotência influenciou de forma concreta a vida no nosso país durante o Estado Novo, a Guerra Colonial, a Revolução dos Cravos e a formação da Segunda República.
Na história desta complexa relação entre um velho império e uma jovem superpotência foram cometidos erros e deram-se episódios surpreendentes de má avaliação, mas o mosaico formado por estes documentos permite-nos esboçar um país conservador, resistente à mudança, por vezes caótico e sempre suscetível a grandezas e delírios poéticos. Trata-se de uma radiografia da sociedade portuguesa que mais nenhuma organização podia ter feito, única pelo seu posicionamento e relevante pelo impacto real que teve.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > História > História Moderna e Contemporânea
Livro de leitura rápida, não acrescenta nada de realmente novo para compreender o que realmente se passou no Portugal contemporâneo, pois a análise do país feita pelos Estados Unidos raramente correspondia à realidade política e social do espaço temporal em questão.
Sim, mal empregado tempo a ler um livro cujo título é enganoso e que, além de mal escrito, destina-se a continuar a intoxicação e deformação factual de um importante período da História de Portugal. O autor não viveu a época e, talvez também por isso, desconhece ou omite muitos factos e falseia outros, quando escreve em discurso directo. Embora sem nunca o afirmar, é um defensor das soluções políticas de aliança do PS com o PSD e o CDS, tornando-se parcial, tomando partido num pretenso trabalho de análise histórica. Pelo que escreve, presumo que nunca tenha lido o livro de Rui Mateus "CONTOS PROIBIDOS" , esse sim, muito esclarecedor e bem documentado sobre as ligações de Mário Soares a Carlucci e à CIA. Este livro de Luís Naves é uma péssima colagem de documentos recolhidos por Frattini, entremeada por muitas falsidades (como é exemplo flagrante a acusação feita ao PCP a propósito do "caso República, quando devia saber que foram grupos esquerdistas - UDP e outros - e não o PCP que foram os protagonistas.