10% de desconto

Ahnenerbe: Os Cientistas de Hitler

História da «ciência» usada para validar a ideologia nazi e as leis de Nuremberga

de Eric Frattini
Livro eBook
editor: Bertrand Editora, outubro de 2021
18,80€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
A Ahnenerbe, ou Sociedade para a Investigação e Ensino da Herança Ancestral Alemã, foi um departamento das SS criado por Himmler (e disputado por Goebbels) com três objetivos: pesquisar o alcance territorial do espírito da «raça germânica», investigar e recuperar as tradições alemãs e difundir a cultura tradicional alemã entre a povoação. Na verdade, sob a capa da Antropologia, da Arqueologia e da Medicina, escondia-se uma ferramenta de propagação da política racial do Terceiro Reich, que combinava ocultismo, pseudociência e ideologia e procurava reunir evidências (ou falsificá-las) que fundamentassem a ideologia nacional-socialista e justificassem as Leis de Nuremberga.

Neste livro, Eric Frattini explica o que foi a Ahnenerbe, por que foi fundada e como foi possível o patrocínio científico de um misticismo conspiratório, paranoico e racista no qual participaram mentes tão torpes quanto inteligentes.

«Eric Frattini é um grande escritor e denunciador de assuntos de importante relevância internacional.»
Mário Soares

«Um escritor e investigador com uma atenção particular às sombras da História, sobre as quais incide uma luz inclemente.»
Jorge Silva Carvalho, Diretor-geral do SIED (2008-2010)

«Ficamos todos um pouco mais ricos quando lemos os livros do Eric Frattini.»
Diogo Beja

«Este escritor visionário conseguiu, através da sua obra, adiantar-se aos grandes acontecimentos que sacudiram esta região castigada do mundo que é o Oriente Próximo. Alertou-nos para o perigo da Al Qaeda e do seu líder Bin Laden, sobre a instabilidade que provocaria a invasão do Iraque e sobre as operações encobertas dos serviços secretos israelitas.»
Hanan Ashrawi, negociadora palestiniana na Conferência de Paz de Madrid (1991)

«A obra deste escritor é uma bofetada na cara desses sectores obscuros que exercem o poder sem nenhum tipo de respeito pelas leis democráticas e pelas próprias nações onde atuam.»
José Mujica, Presidente do Uruguai (2010-2015)

«O meu grande amigo, o escritor Eric Frattini, ajuda-nos, com os seus livros a entender os conflitos que assolam o nosso planeta e a compreender melhor esses recantos escuros que todas as democracias têm e de que muitas vezes não nos apercebemos.»
Luís Miguel Rocha

«Há que agradecer a Eric Frattini que, com a sua obra, proporciona aos que por isso se interessam um guia para navegar este mundo complicado e em constante transformação.»
Felipe González, Presidente de Espanha (1982-1996)

Ahnenerbe: Os Cientistas de Hitler

História da «ciência» usada para validar a ideologia nazi e as leis de Nuremberga

de Eric Frattini

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722541626
Editor: Bertrand Editora
Data de Lançamento: outubro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 236 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 360
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789722541626
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Novas revelações da II Guerra Mundial

António Martins

A Ahnenerbe foi a Sociedade para a Investigação e Ensino da Herança Ancestral Alemã, um departamento das SS criado por Himmler. Debaixo a capa das Ciências, escondia-se uma ferramenta de propagação da política racial do Terceiro Reich que fundamentassem a ideologia nacional-socialista Neste livro, Eric Frattini explica que a Ahnenerbe, por que foi fundada e como foi possível o patrocínio científico de um misticismo conspiratório e racista no qual participaram mentes inteligentes e maquiavélicas. Uma referência para quem quer conhecer melhor este período negro da nossa História Europeia.

Instrutivo e "curioso"

Ana BC

A adesão de mentes brilhantes a um regime distópico, permanece, em parte, um mistério. Todavia não deixa de ser "curioso" que esses mesmos torcionários tenham sido "aproveitados" para os serviços secretos quer dos EUA, que da URSS.

SOBRE O AUTOR

Eric Frattini

Eric Frattini foi correspondente no Médio Oriente, tendo vivido em Beirute (Líbano), Nicósia (Chipre) e Jerusalém (Israel). É autor de trinta e três ensaios e quatro romances, traduzidos em dezasseis línguas e publicados em quarenta e dois países. A sua obra centra-se em temas tão diversos como os serviços secretos, o crime organizado, o nacional-socialismo, o terrorismo islâmico e, claro, o Vaticano.
Escreveu diversos ensaios sobre este tema: Os Espiões do Papa (2009), Os Papas e o Sexo (2010) e Os Abutres do Vaticano (2013), no qual previu cinco meses antes a renúncia de Bento XVI, e que foi descrito pelo vaticanista Gianluigi Nuzzi como «uma assombrosa reportagem de investigação».
Foi também assessor para os assuntos do Vaticano em várias produções cinematográficas, incluindo A Pele do Tambor (2022), O Exorcista do Papa (2023) e Conclave (2024), vencedor de quatro prémios BAFTA e de um Óscar.
Em 2013, recebeu o 2.º Prémio Nacional de Jornalismo de Investigação da revista italiana Terra Incognita pelo seu trabalho de investigação sobre o caso «Vatileaks» e, em julho do mesmo ano, recebeu o Prémio Strillaerischia (Itália) para o Melhor Enviado Especial pelo seu trabalho no Afeganistão. Este prémio foi também atribuído a autores de renome como Salman Rushdie e Roberto Saviano.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU