10% de desconto

Portugal Pátria Amada

de Nuno Miguel da Cruz Dias

editor: Edições Vieira da Silva, dezembro de 2015
Em 1876, por decreto do Ministro da Marinha e Ultramar, Dr. Andrade Corvo, é organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa uma equipa de Engenheiros Técnicos de Obras Públicas, chefiada pelo prestigiado Major de Engenharia Joaquim José Machado, para implementar obras públicas e fomento na Província Ultramarina Portuguesa de Moçambique.
Dela fazia parte o Alferes de Infantaria Alfredo Augusto Caldas Xavier.
A sua perícia profissional, o seu empenho na realização de obras foram premiados com nomeações para cargos cada vez de mais responsabilidade.
Adstrito a cargos civis pelo Ministério da Marinha e Ultramar, mas sendo militar, de muito cedo se voluntariou para acções de pacificação no sertão, que lhe trouxeram nomeações honoríficas militares, sempre dando-lhes intimamente, pouca relevância.
Mais tarde, como administrador civil da Companhia de Comércio e Cultura do Ópio, na Baixa Zambézia, confrontou-se com a escravatura e tráfico de colonos, rebeliões de achicunda, e tentou impor a sua bondade natural, tolerância e respeito pela valorização do ser humano explorado.
Sofreu na pele a sua revelia ao sistema implantado há séculos pelos Mozungos, Cataquizungos e Donas de Prazos da Coroa Portuguesa.
Durante um cerco de sete longas horas, entrincheirado num armazém de materiais do seu Luane, lutou, coadjuvado por seu irmão Eduardo, o Engenheiro Inglês Handerson e dois empregados negros, contra 2000 rebeldes enraivecidos, disparando a sua espingarda sem cessar.
Foi um milagre terem saído dali com vida.
Portugal, Pátria Amada é o conceito que Alfredo Augusto Caldas Xavier sempre colocou bem alto nos desígnios do seu pensamento e atitudes sociais.

Portugal Pátria Amada

de Nuno Miguel da Cruz Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897365881
Editor: Edições Vieira da Silva
Data de Lançamento: dezembro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 173 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 420
Tipo de produto: Livro
Coleção: Literatura - Memórias Históricas
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789897365881
Ao Sabor da Memória

Ao Sabor da Memória

10%
Chiado Books
14,00€ 10% CARTÃO
Pintar a Música, Dançar a Cor

Pintar a Música, Dançar a Cor

10%
Edições Vieira da Silva
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis